fbpx

Sempre amei programas de decoração, principalmente aqueles do tipo transformação total, mesmo antes de ter minha própria casa. Lembro do tempo em que na TV a cabo só passavam os gringos, e no Brasil tinha pouco ou nada desses programas pra gente ver. Até hoje adoro um “makeover” de ambientes, casas inteiras e jardins. Vejo muito vídeo de decoração e renovação no Youtube, inclusive aqueles onde as pessoas renovam ou redecoram um imóvei caidinho para poder vendê-lo no mercado. Mas os que mais me tocam são aqueles programas onde a decoração de um ambiente significa criar ou devolver um espaço de amor, cuidado e troca para as pessoas. Muita gente pode achar bobagem, mas às vezes mudar algo no ambiente pode fazer TODA a diferença na energia do lugar. Inclusive na nossa própria autoestima. Afinal, é na casa da gente que temos de nos sentir bem, pois é onde passamos a maior parte do nosso tempo, principalmente neste período de pandemia. 

E é dentro dessa pegada que gosto do Decor em ação, do Shotptime. O reality traz gente real, com problemas reais de espaço e (falta de) decoração, mas acima de tudo, é um programa que realiza sonhos. Quem nunca se mudou para um lugar novo achando que iria transformar o ambiente naquilo que sempre quis, mas os problemas da vida acabaram deixando as roupas amontoadas em caixas, o sofá-cama temporário de forma permanente na sala, aquela pilha de livros sem espaço próprio? Planos a gente tem, mas a vida às vezes – e a falta de grana – faz com que a gente vá empurrando com a barriga e nunca de fato aproveite bem o espaço que temos de forma funcional e bonita. Aqui na Europa temos a rede sueca IKEA em muitos países, uma opção barata e popular de móveis e itens de decoração modernos de inspiração escandinava. O Decor em ação do Shoptime trabalha com uma loja que amo: a ETNA, muito parecida com as lojas de decoração daqui.

Adoro soluções simples e criativas. Não gosto de decoração rebuscada, e nos dias atuais, com apartamentos ficando cada vez menores, é importante pensar na funcionalidade das peças. Gosto de espaço para andar e se mover. Evito entupir os ambientes de bibelôs e enfeites, prefiro um visual mais clean e moderno. Minimalismo com um toque de cor e originalidade. 

Decoração para mim é igual moda: quanto mais informação você tem, mais fácil fica fazer escolhas acertadas. Bate o olho num adesivo de parede ou num madeirado e já imagina como faria naquele cantinho sem graça da casa. De tanto ver programas de decoração, renovação e transformação, quando tive meu primeiro apartamento não achei difícil escolher cor de parede, rodapé, tipo de tinta, piso e móveis. Eu já tinha uma ideia do que queria. 

Com meu apartamento em Munique foi a mesma coisa. Pouquíssimo dinheiro (ganhava pouco e estava recém-separada) e muita vontade de criar um ambiente clean com inspiração no design escandinavo. Mesclei móveis usados com peças novas baratinhas e o resto foi mesmo toque pessoal e criatividade. Tudo com um orçamento pra lá de baixo. E não, não precisa ser rico e nem ter muito dinheiro para deixar um ambiente com a sua cara e do seu jeito. Um toque de cor aqui, um truque simples ali, a maneira de dispor objetos. Tudo isso pode mudar a cara de um cômodo. Às vezes o mais simples acaba se tornando o mais sofisticado. Por exemplo, todo mundo elogia a maneira como eu amarro as cortinas e como elas casam com o sofá e o tapete, mas não imaginam que comprei dois pares das cortinas mais baratas que tinham no IKEA (20 euros cada par!). Apenas tive o cuidado de escolher uma cor que harmonizasse com o resto do ambiente. Vocês podem conferir o resultado AQUI

Decorando com amor

Decorar, para mim, é um ato de amor. A gente põe sentimento em cada cantinho, sonha com os momentos que passará ali, imagina aquele sentar para relaxar após um dia de trabalho.

A própria palavra decoração inspira amor: DE CORAÇÃO!

Aliás, tá aí um belo nome para um futuro programa 🙂 Acho que por isso programas como o Decor em ação fazem sucesso. A gente se identifica com as histórias, a linguagem é simples e quem não gosta de ver uma transformação? Eu amo! 

Se você acha que nao tem jeito para decoração, mas gostaria de aprender uns truques, aqui vai uma lista de alguns dos melhores programas de decoração para seguir já, para se inspirar e começar a pôr suas ideias em prática aí mesmo no seu lar.

Decor em ação – Shoptime

GNT
Santa Ajuda
Decora 

Netflix
Ordem na casa, com Marie Kondo
Project Interiors, com Fearne Cotton
Da Decoracao ao Makeover
The Home Edit

E se você não tem tv à cabo ou Netflix, o Youtube tem vários conteúdos abertos e bacanas de decor e renovação. Me conta aqui, qual cantinho da sua casa você adoraria dar aquela transformada?

Youtube
DIY Arqdecore
Amélia Requintada
Paulo Biacchi
Casa de Valentina
Penna Arquitetura e Urbanismo

Tá perdida nas ideias? Por que nao montar uma pasta no Pinterest e sair pinando seus ambientes e ideas favoritas? Isso ajuda muito pra gente adquirir repertório e aprender a harmonizar  A + B na hora de decorar.

0

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.