Esses dias fiz um post aqui sobre tranças afro, uma cultura que data de séculos antes de Cristo e que até hoje faz a cabeça das mulheres mundo afora. Mas agora falando de tranças de uma maneira geral, é seguro afirmar que penteados com tranças são uma tendência que nunca sai de moda. Elas são românticas, podem ser embutidas, envolver a cabeça toda ou parte do cabelo. Entrelaçadas com outros materiais como fitas ou com tic-tacs nas pontas, as tranças agradam mulheres de todas as idades e são um símbolo da beleza feminina. O melhor de tudo: não requerem nenhum produto específico e podem ser feitas no cabelo molhado ou seco. De garotinhas de cinco anos a penteados de festa e até casamento, a trança é um penteado milenar existente desde a era pré-cristã. Na verdade, muitos afirmam que a história da trança data de 30 mil anos antes de Cristo, podendo ser vista na cabeça da Vênus de Willendorf, figura mítica desse período. Na Idade do Bronze (1200 a 500 A.C.), na Ásia Menor, Cáucaso, Europa Mediterrânea, norte da África e baixo Oriente Médio pessoas já usavam tranças em várias formas e tamanhos, e seus significados iam de desde a tribo a qual a pessoa pertencia até ao estado civil. Tranças também foram encontradas em achados arqueológicos Vikings e até mesmo de índios norte-americanos.
Ideal para quem gosta de mudar o look, esse penteado pode ser uma boa pedida, já que são versáteis e podem ser usadas tanto durante o dia quanto à noite.
O melhor de tudo é que qualquer cabelo pode ser trançado, e mesmo os muito curtos, pois é possível usar fibra sintética entrelaçada ao fio natural. Existem vários tipos de tranças, um mais lindo que o outro. Eu adoro tranças, mas não tenho talento algum pra trançar meu cabelo em casa sozinha. Acho lindo trança embutida, ou aquelas que as alemãs fazem aqui que dá uma volta em torno da cabeça, estilo camponesa. Aliás, aqui na Alemanha, no verão, a gente vê muito cabelo trançado. E na Oktoberfest é praticamente parte do dress code: vestido de camponesa, o famoso Dirndl com os cabelos trançados. As mulheres aqui arrematam com flores por toda a trança. Fica mega romântico!
Quais os tipos de tranças mais comuns?
De acordo com a hairstylist Erik Salsa Meinberg, do salão Aguinado Cabelos by Andrea, essas são as tranças mais pedidas no salão de beleza:
Trança boxeadora – Ela é perfeita para looks casuais, para o treino e para dias de calor. O melhor é que o penteado dá um toque moderno e superfeminino e funciona para todos os tipos de cabelo: dos curtinhos aos grandões. Não é linda demais?
Trança raiz – pode ser o penteado completo, ou pode vir acompanhada de um toque clássico que ajuda a criar um visual moderno e arrojado. Estão sempre em alta e podem ser usadas na lateral, embutida ou no topo da cabeça.
Trança despojada – as tranças têm tudo a ver com a temporada quente e o estilo “messy” também pode ser adaptado a elas. Basta caprichar na preparação ondulada e deixar a trançabem frouxinha. O penteado serve tanto para ocasiões mais formais quanto para um encontro de trabalho. Acho esse tipo de trança ideal para noivas ou para compor um look mais romântico.
Trança escama de peixe – o penteado é super despojado para usar na praia ou na piscina, mas também combina perfeitamente com ocasiões mais formais! Ao contrário da trança clássica, a escama de peixe é feita com apenas duas divisões de cabelo, ao invés das três da trança tradicional. Então, parece complicadinha, né? Eu nunca fiz e não saberia dizer se fica legal no cabelo afro…
Penteados com tranças
Com rabo de cavalo – sempre existe a opção de incrementar seu rabo de cavalo com tranças finas que vão dar um toque especial. Elas podem ser criadas na lateral da cabeça antes de prender os fios, no comprimento do rabo e até mesmo envolvendo e escondendo o elástico.
Com coque – a trança feita na parte de trás da cabeça, de baixo para cima fica um charme se for arrematada com um coque alto. E nesse caso, pode ser um coque podrinho, despojado ou rosquinha, depende da ocasião e da personalidade de quem vai usar. Esse penteado valoriza as costas, por isso, combina com um vestido que deixe essa parte do corpo à mostra. Acho bem chique essa versão.
E vocês, gostam de trançar o cabelo? Conseguem fazer isso sozinha? Eu vejo meninas com cabelos super volumosos fazendo tranças incríveis em casa mesmo. Gente, não consigooooo! Sou péssima pra isso, mas acho lindo e quero muito aprender. Alguma dica?