fbpx

Mundo pós-pandemia: o que esperar de nós mesmos?

A pandemia de Covid-19 vai passar, mas o mundo que ficará após sua passagem não será o mesmo de antes. E nós, seremos os mesmos ou todo esse caos, morte e sofrimento terão nos feito evoluir? Seremos melhores? Uma coisa é certa: nossa relação com o outro nunca mais será a mesma. Da minha parte, posso dizer que várias pequenas mudanças ocorreram dentro de mim (Clica pra ler 5 lições que essa pandemia tem me ensinado). A primeira delas é que meu senso do coletivo foi ampliado. Eu nunca tinha passado por situações em que pensar no outro fosse imperativo para a segurança de ambos. Agora eu mal consigo me imaginar indo ao supermercado sem máscara! Me sinto nua. Curioso, né?

Por ter passado – e ainda estar passando – tanto tempo em casa me dei conta de que quase tudo na vida pode esperar. Poucas são as coisas que precisam ser resolvidas, respondidas, vistas e entendidas imediatamente. Essa é a verdade. A vida lá fora pode esperar enquanto a vida acontece aqui dentro, no microcosmo pessoal de cada um de nós. E a pergunta que fica é: tanta proximidade com a família, esse recém-adquirido senso comunitário e a sensação de que cada um de nós é responsável também pela vida e pelo bem-estar do outro terão quais impactos no nosso desenvolvimento pessoal no mundo pós-pandemia? Será que tudo isso vai resultar em pessoas mais cidadãs e mais comprometidas com a coletividade?

Na história da humanidade, grandes catástrofes trouxeram consigo evolução e solidariedade, o tal senso do coletivo se solidifica após um período de turbulência. E pra tentar responder a essas e outras perguntas a sugestão é seguir a live ‘Covid-19: estamos mais humanizados e como ficaremos?’, com o sociólogo Fábio Mariano, no dia 27/5, às 18h no Facebook da Unibes Cultural. Volta aqui depois pra discutir com a gente o que vocês acham que vai acontecer com cada um de nós quando tudo isso tiver passado.

 

Foto: Andrea Piacquadio

0

SOBRE PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo, entretenimento com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.