fbpx

MANTER uma jóia bonita e bem cuidada é possível com truques básicos. Jóias são um investimento à prova de crise, pois nunca perdem o valor. Uma joia verdadeira pode render dinheiro imediatamente no caso de necessidade. É um patrimônio, e como tal merece cuidados especiais. Você sabe quais são as melhores técnicas para cuidar das suas joias? Primeiro temos de separar por metal: ouro, prata e pedras preciosas. Existe uma maneira adequada para limpar e guardar cada um desses metais preciosos. A necessidade de ficar em casa por conta do coronavírus pode ser uma boa época para cuidar das nossas coisas e realizar aquelas tarefas que nunca temos tempo para fazer. 

A ourives Mariana Yamakawa, proprietária da marca de joias artesanais Elleven dá a dica para o armazenamento adequado das peças: “Às vezes, a pessoa guarda as jóias em qualquer lugar, no banheiro, por exemplo, que fica com vapor pelo menos uma vez por dia, e a umidade vai prejudicando a peça. Outra coisa que a maioria faz é colocar tudo em uma caixinha. Quando vai reparar, as peças estão arranhadas. O ideal é uma em cada lugar, ou não descartar os saquinhos que geralmente vêm com elas”, explica Mariana.

Já as joias com pedras exigem mais cuidado tanto no manuseio e conservação quanto na hora de usar. “Peças com pedras não devem ter contato com produtos químicos, perfumes ou cremes pois podem ser danificadas. As pérolas não devem entrar em contato com água corrente nem com outras pedras porque riscam e mancham”, alerta Mariana.

Cuidados em casa

Ouro – o ouro na verdade não requer tanto cuidado assim como muitos pensam. Ao contrário da prata, ele não empretece, embora perca seu brilho conforme o uso. Recomenda-se lavar as peças com uma escova de cerdas macias em água corrente e usar sabão de coco. Para voltar a ter o brilho de antes é preciso polir a peça. Uma técnica caseira simples que eu já fiz muito e funciona: polir com uma flanela dessas de cor laranja bem macia. Dá um brilho legal e não arranha. Para evitar a oxidação, existem produtos específicos como o Monzi e o Polibril. Mas caso a peça seja de grande valor e necessite de um cuidado mais intenso, o ideal é procurar um ourives para um polimento profissional.

Prata – a prata pode ser polida com produtos à venda no mercado usando-se um tecido macio. O material escurece devido à oxidação, sem que isso signifique perda de qualidade.

Pedras naturais e pérolas – evite contato com cremes e óleos, limpe-as com um pano úmido e macio. Nunca use escovas para não arranhar a peça, e guarde-as em caixinhas ou sacos de veludo. As pérolas, de acordo com Mariana Yamakawa, não devem entrar em contato com água corrente nem com nenhum tipo de produto para polir, cremes ou óleos, pois eles podem manchar as pedras.

Diamantes – se você tem a sorte de ter diamantes cuide bem deles! Nunca use nenhum tipo de produto químicos em diamantes. Limpe-os uma vez por semana com um pano úmido e macio. Mantenha os diamantes separados de outras pedra naturais e de outros tipos de jóias.

Hora de tirar aqueles anéis empretecidos da gaveta ou aquela correntinha de ouro sem brilho, dar aquela limpeza e botar as peças pra jogo de novo.Que tal aproveitar a quarentena para começar a cuidar as joias?

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.