Sucesso é algo muito subjetivo, não tem o mesmo significado pra todo mundo. Para algumas pessoas viver um relacionamento dos sonhos, ter um filho, fazer o que gosta e conseguir viajar uma vez por ano é sinônimo de sucesso. Para outras, ter um carro caro, jantar fora todo fim de semana, ser reconhecido na rua e ter uma conta bancária gorda também é prova de sucesso na vida. Já outros preferem fazer o que amam – mesmo que isso não represente grandes ganhos financeiros -, morar perto da família, viver próximo à natureza e para eles o sucesso reside exatamente no fato de ter uma vida simples, mas cheia de significado. Não há nada de errado com essas visões. Cada pessoa tem um termômetro para o sucesso que não necessariamente é igual ao meu ou ao seu, mas aqui, resolvi falar de mulheres que conquistaram destaque e reconhecimento depois dos 35 anos. Mulheres que ralaram, foram atrás e fizeram acontecer.
A lista abaixo traz nomes conhecidos do grande público, mulheres incríveis que viraram referência dentro do que fazem, conseguiram dinheiro, fama e reconhecimento beeem depois dos 30. Por isso, nada de se achar velha pra ir atrás daquele sonho antigo, para retomar contato com o homem mais fodástico que você já conheceu na vida, iniciar seu próprio negócio, voltar a estudar ou dirigir um carro pela primeira vez aos 60. Não seja prisioneira da sua idade 🙂
Kerry Washington – A maravilhosa Olivia Pope, de “Scandal”. Eu amo Scandal só por causa dela. Pois então, a nossa musa conseguiu o papel que lhe traria reconhecimento aos 35 anos de idade, depois de ralar muito em papéis menores na TV. Hoje, aos 41, ela diz que nem de longe pensa em parar e que ainda falta muito pra atingir todo o seu potencial.
Vera Wang – Se você é, foi e sempre será fã de “Sex & the City” como esta que vos escreve deve se lembrar do vestido que a Carrie usou no shooting da Vogue no primeiro filme. E o que ela usou para casar também – embora o casamento não tenha acontecido (oh, Mr. Big teve um surto de indecisão no carro a caminho da cerimônia). Vera Wang é uma das designers de moda e de vestidos de noiva mais celebradas do mundo. Antes da fama, ela foi patinadora artística e até jornalista. Foi somente aos 40 anos, prestes a se casar, que ela resolveu dar asas ao sonho de desenhar vestidos de noiva. Suas criações já apareceram em vários filmes, e seus vestidos se tornaram o desejo de mulheres mundo afora.
Viola Davis – Ela passou fome e cresceu na pobreza. Os discursos dela em recentes premiações mostram uma mulher forte, inteligente e empoderada para quem o sucesso começou a acontecer aos 43 anos de idade, ao ser indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Aos 49 anos, seu nome se popularizou por causa da série “How to get away with murder”. Viola é uma daquelas mulheres que quando vai falar, eu sento e paro pra assistir. Vencedora!
Susan Boyle – Susan é uma das minhas favoritas nessa lista. Aos 48 anos participou do “Britain’s got talent” e, contrariando TODAS as expectativas do público e do júri, surpreendeu à todos e se tornou um sucesso. Terminou o programa em segundo lugar, assinou com a Sony Music e lançou três álbuns. Apenas o primeiro deles vendeu 10 milhões de cópias no mundo, dando a ela uma citação no Guinness – o livro dos recordes – como a britânica mais velha com um álbum no topo das paradas. Em apenas dois anos ela vendeu um total de 14 milhões de CDs. Eu amo a história da Susan. Quem não lembra a cara de enfado do Simon Cowel quando a viu no palco? Aí ela foi e mostrou que idade e aparência são apenas detalhes diante de tanto talento.
Meg Whitman – Executiva de várias empresas como Disney, Hewlett Packard e Procter & Gamble, foi no eBay que ela conheceu o sucesso absoluto. Como CEO da empresa de 1998 a 2008, foi responsável por transformar uma pequena empresa de 30 funcionários em uma multimilionária corporação de mais de 15 mil colaboradores e uma receita anual de 8 bilhões de dólares.
Aos 63 anos tem uma fortuna estimada em 3.2 bilhões de dólares. Se você acompanha o mundo digital sabe que o eBay pode ser classificada como uma das empresas que vem revolucionando o jeito de se fazer comércio online.
Brasil
Heloísa Helena de Assis – Se você tem cabelo crespo certamente já ouviu falar do Instituto Beleza Natural.
A Zica, como é mais conhecida, que não era boa aluna de química, mas desenvolveu sozinha a fórmula de alisamento usada no Beleza Natural, é daquelas mulheres que quando encasquetam com uma idéia vão até o fim. De ex-empregada doméstica à uma das 10 mulheres mais influentes do Brasil pela revista Forbes, a história da Zica inspira, porque ela saiu de uma situação de vulnerabilidade (3 filhos pequenos e uma renda baixa), fundou um salão no quintal de casa após juntar economias, e o que se seguiu foi uma história de sucesso incrível, transformando-a em uma empresária que fatura na casa dos milhões. Por mais Zicas nesse país.
Dilma Roussef – A ex-presidente do Brasil não era uma figura política popular até a eleição de Lula. Foi somente depois dos 50 que ela assumiu cargos de confiança no alto escalão do Executivo Federal. Primeiro, foi ministra de Minas e Energias, mas foi como Chefe da Casa Civil que Dilma ganhou projeção nacional. Em 2011, fez história ao se eleger, aos 64 anos, a primeira mulher presidente do Brasil. Representatividade, precisamos e queremos. Idade não pode e nem deve ser um fator limitante. Se tornar a primeira presidente mulher do país em uma idade em que se espera que as mulheres se recolham ao papel de avó ou senhora aposentada é um feito. E dos grandes.
Sônia Hess – Apesar de ser a sexta filha dos donos da Dudalina, a empresária só se tornou presidente da empresa em 2003, já uma executiva madura e experiente. Ela foi responsável por construir a marca de moda Dudalina. A empresa, que antes focava na produção de camisas masculinas e atuava no atacado, se tornou referência na moda feminina para o mercado profissional, abriu lojas próprias e passou a exportar. Anualmente vende em torno de 500 milhões de reais. A Dudalina hoje é uma marca respeitada e muito conhecida. Já faz alguns anos que Sônia deixou a empresa, mas ela continua inspirando mulheres Brasil afora, advogando em favor dos direitos da mulher e promovendo o empreendedorismo feminino. Vai Sônia!
Cristina Palmaka, comandante da SAP Brasil – Foi depois dos 40 que ela se tornaria a executiva máxima da SAP Brasil, um dos braços mais importantes da empresa alemã. Se a gente considerar o mundo corporativo dos superexecutivos ela é uma jovem exceção, é um feito e tanto. Cristina trampa desde os 16 anos, tendo passado pela Compaq (quem lembra dessa empresa?), Microsoft e Phillips. A CEO da SAP Brasil é também uma corredora e já participou de 11 maratonas! Foco, força e objetivo. Qualidades que serviram Cristina na vida profissional e pessoal.
Luiza Trajano, Magazine Luiza – Aos 40 anos, em 1991, ela assumiu o comando da empresa, mas já trabalhava desde os 16 tendo começado como balconista. Mas foi mesmo em 2008, ao se tornar presidente da rede, que alcançaria o ponto mais alto de sua carreira. Luiza é lembrada por muitos como uma mulher que gosta de inovar e pelo contato direto com as pessoas. Por a exemplo, já em 1992 clientes do Magazine Luiza podiam escolher na loja, pelo computador, produtos não expostos, método de vendas ainda utilizado em algumas cidades menores. Luiza chegou a receber um convite da então presidente Dilma Roussef para ser ministra da Micro e Pequena Empresa, que recusou.
E aí, a lista inspirou? Se você ainda duvida que é possível fazer – MUITO – sucesso depois dos 35, 40 ou dos 50, joga os nomes a seguir no Google. São mulheres incríveis com histórias que mostram que força de vontade, garra, trabalho e sucesso podem vir em qualquer idade. Não desista de seus objetivos por causa da idade e nem deixe que outros a usem contra você. Você pode e deve ser o que quiser aos 40, 50 ou 70!
Vivienne Westwood – Designer de moda
Ariana Huffington – Fundadora do “The Huffington Post”
Anna Wintour – Legendária diretora da Vogue EUA
Martha Stewart – Empresária, apresentadora e empreendedora americana
J.K. Rowling – Autora da saga “Harry Potter”
Michelle Obama – ex primera dama dos EUA
Angela Merkel – primeira ministra da Alemanha