Sabe o nosso bazar da pechincha da igreja ou da feira de domingo? Pois então, aqui na Alemanha isso se chama Flohmarkt. Porém gente, o Flohmarkt daqui é outra história… Primeiro quero dizer que eu AMO os Flohmärkte* alemães e sempre vou garimpar algo, principalmente artigos infantis. Mesmo quando não vou comprar nada gosto de olhar as coisas, porque tem sempre peças bonitas e achados por preços sensacionais. Como são os Flohmärkte na Alemanha? Conheça o Flohmarkt, versão alemã do nosso bazar da pechincha. É o que vou contar pra vocês a seguir.
Eles são uma tradição aqui na Alemanha e fazem parte da cultura do país. Os Flohmärkte, ou mercado das pulgas, são feiras de artigos usados e semi-novos. As creches, por exemplo, a cada troca de estação organizam Flohmärkte infantis. Os pais trazem o que querem vender, comida e bebida são organizados também pelos pais, e quem quer comprar comparece em massa. Tem muuuuita coisa boa, tipo material de ski, brinquedos, livros, roupas, calçados e utensílios para bebês. Como criança cresce rápido, vale a pena pra comprar casacos de inverno e botas mais pesadas, coisas que geralmente são mais caras nas lojas. Você acha de tudo mesmo. Eu super recomendo os mercados de pulga infantis para artigos esportivos como bicicletas, capacetes, patins e skis. Tudo em excelente estado e por uma pechincha.
Anúncio de um Flohmarkt de artigos esportivos
Quem não ama achar uma coisa incrível por um preço ainda mais incrível?
Tem os Flohmärkte de rua, nos quais é possível achar desde de jogos de chá de 70 anos atrás, talheres de prata, mobília, objetos de decoração e até roupas de grife. E por falar em grifes, nos bairros mais descolados tem os Flohmärkte de moda da galera que esvazia o closet e põe tudo à venda. Eu piro, gente. Já falei pra vocês o quanto sou fã dessa coisa de luxo de segunda-mão, de mercado de trocas e mercado de pulgas. Escrevi sobre isso e sobre compra de usados online ainda em Paris –> AQUI e AQUI <–
E gente, sabe aquela frescura que vemos no Brasil sobre comprar itens usados (me refiro mais à classe média)? Aqui não tem, não. É tão comum ir nos Flohmärkte procurar por algo, que quando a gente fala “preciso comprar uma bota de esquí”, logo alguém sugere: “Ah, sábado agora tem Flohmarkt de esporte no lugar tal e tal”. É sempre um bom negócio!
Flohmärkte de móveis usados
Além desses mercados, existem outros lugares onde é possível comprar artigos usados. Ao lado do meu curso de alemão, por exemplo, tem um lugar que eu adoro! É uma cafeteria / cantina com objetos espalhados por tudo que é canto. Tem de brinquedos à bicicletas e os preços são ridiculamente baixos. Todo santo dia eu ia lá olhar os “new in” deles. Chega coisa todo dia. E assim, comprei minha bicicleta por 10 euros! Você leu certo, DEZ euros!
Euzinha, na minha bike de 10 euros! (gastamos mais dindim para deixa-la em forma, e valeu super a pena)
Esses mercados coletam coisas que as pessoas não querem mais, inclusive máquinas grandes como lavadoras e geladeiras, e depositam na loja. Tem steps digitais super modernos pra dar aquela modelada nas pernas e bumbuns por… 5 euros! Esses dias tinha um sofá mara, super confortável, de linho e madeira em ótimo estado por 35 euros!
Flohmärkte de moda, yeahhh!
Pensem nos garimpos no meio desse monte de bolsas?
Eu iria direto nesses óculos bapho!
Dica de Flohmärkte em Munique
Caso esteja por aqui ou more aqui, nesse LINK tem vários Flohmarkt na cidade de Munique. Mercado de pulgas de todo tipo com o endereço e as datas. Tem Flohmarkt de livros, roupas e artigos infantis, artigos esportivos, antiguidades, móveis, moda e acessórios, e artigos de inverno como skis, snowboards e roupas de montanha. Vale conferir! A atmosfera é convivial e comprando vários itens de uma mesma pessoa dá pra pedir desconto. Além, claro, de tomar um cafezinho e comer um pedaço de bolo tipicamente alemão 🙂
Tchüß 🙂
* Flohmarkt (singular), Flohmärkte (plural)