Achei bem legal esta campanha da Natura, #MeuVermelho, que celebra a cor de batom mais querida das mulheres. Provavelmente o item de maquiagem mais popular do mundo, o batom vermelho nunca saiu de moda. E não importa a cor da pele, o tipo de cabelo ou a etnia: sempre existirá um tom de vermelho para combinar com cada uma nós. A seguir, conheça a história do batom vermelho, por Marcos Costa, maquiador oficial da Natura.
Ele conta que o batom vermelho surgiu há cerca de mil anos no Egito. Joias e insetos eram utilizados como matérias-primas para as mulheres pintarem os lábios. Diferentemente do que se pensa, a precursora do corante não foi Cleópatra, mas Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton. A popularidade veio mesmo durante o reinado de Elizabeth I, na Inglaterra do século 16. Depois da primeira Guerra Mundial, durante os anos 1920, as donas de casa encontraram no batom uma saída para expressar a feminilidade tão engessada por conta dos anos difíceis. Justamente no pós-Primeira Guerra foi criado o batom conhecido como ferrão de abelha, por ser um vermelho bastante intenso e desde então, não saiu mais de moda.
Nos anos 30, o item ganhou a forma sólida que conhecemos hoje. Com as atrizes nos filmes de Hollywood, o acessório chegou ao auge do sucesso durante os anos 40 e 50, quando as mulheres não se permitiam aparecer sem maquiagem. Durante a década seguinte, ficou um pouco apagado com a disseminação das candy colors, mas voltou nos anos 70. Era a época do olho preto e da boca vermelha acompanhados de terninho ao estilo Yves Saint Laurent. Já nos anos 80, houve uma explosão de cores na maquiagem e, a partir dos 90, o minimalismo ganhou as passarelas e ruas, quando a maquiagem ficou mais equilibrada e suave. A partir do ano 2000, a moda ficou mais democrática, com muita mistura e o vermelho já aparece com força total.
Batons vermelhos da linha Natura Aquarela
Sabia que, ao longo de 60 anos, a Dior criou cerca de 1500 tons de batom vermelho? Isso ilustra a importância da cor no mercado de beleza. Difícil é imaginar a existência do acessório sem a cor vermelha. Batom vermelho e vestido preto são os itens mais atemporais do universo feminino de moda e beleza. É tipo assim, todo mundo tem!