
Cintia, como você começou na profissão?
Eu trabalho com organização desde 2001, quando arrumava as gavetas de algumas amigas e uma delas me disse que eu poderia ganhar dinheiro com isso. Até então, não ganhava nada. Em 2006, me mudei para Salvador, em virtude da abertura da filial de uma empresa de transportes da família. Eu trabalhava como gerente administrativa, a organização ainda era um hobby. Nessa época, às vezes o trabalho era pago! Como eu não conhecia ninguém na cidade, resolvi voltar a estudar e fazer um MBA em Gestão Empresarial. No final, decidi fazer meu TCC sobre um ramo novo de serviços que estava surgindo no país, os serviços de Personal, e um deles era o de Personal Organizer. Assim nasceu a Otimiza, em 2009, fruto do meu TCC. Iniciou já grande, atuando em São Paulo e também em Salvador e hoje atua somente em São Paulo.
Qual o nome correto da atividade exercida pelo profissional organizador?
O termo geral é Personal Organizer, mas eu prefiro Organizadora de Ambientes.
Sempre gostou de organizar coisas? Como descobriu o talento para organizar
Eu comecei organizando os armários das amigas. Sim, sempre gostei e sempre me incomodei com a bagunça alheia, mas não como uma repulsa ou uma crítica. Eu olhava e já perguntava se não podia ajudar a arrumar tal local. Na infância, minha irmã mais velha descobriu essa minha vocação antes de mim e sempre deixou o armário para que eu arrumasse! rs
Qual a maior dificuldade deste mercado profissional?
A falta da percepção de valor antes do serviço ser realizado, e achar que a organização é um serviço supérfluo.
Quais cursos você recomenda para quem busca uma formação na área?
Sinceramente, os cursos mais conhecidos hoje eu desaprovo. Ao invés de focar em empresas que vendem produtos e cursos relacionados a organização, se quiser fazer cursos, procure primeiro as dicas de organizadoras e seus cursos próprios. A profissão de organizadora é parecida com a de cantor, bailarina e outras, nas quais a gente deve ter vocação. Cuidado com quem vende um pacote completo.
Onde estão e quem são os maiores clientes?
Os clientes estão em todos os lugares. Depende da segmentação que você fizer do seu negócio. Algumas organizadoras só dão consultoria. Outras, só organizam armários. A Otimiza, minha empresa, trabalha em todos os segmentos, mas é forte em parcerias B2B, onde atua como valor agregado para serviços de grandes empresas, garantindo uma diferenciação no mercado.
Você acha que a profissão carece de reconhecimento? Ainda é vista como luxo?
Hoje, as pessoas já param para pensar sobre o assunto, já melhorou um pouco. Eu desbravei o mercado. No MBA (quando formalizei a empresa, já que a Otimiza foi meu TCC) meu tutor me perguntou se eu estava mesmo pensando em arrumar as coisas dos outros como uma governanta de luxo e desperdiçar meu potencial. Mas, ainda hoje é vista como um serviço caro, para poucos. Sim, um luxo.
Como cobrar pelo serviço?
Desde a criação, estudei a concepção de preço para que o serviço fosse viável. Assim, dividi cada tipo de serviço, seu valor de hora e valor para o dia todo de serviço. Cada tipo de serviço tem um valor de hora, assim fica mais fácil calcular orçamentos justos para cada cliente.
Quais dicas você daria para quem quer se tornar um bom personal organizer?
Veja primeiro se você é capaz de organizar as coisas dos outros. Muitas pessoas são super organizadas, mas na sua casa, na sua área de conforto. Não é uma profissional de organização, é uma pessoa ordeira, digamos assim. Depois disso, entre na internet e veja tudo o que puder, reproduza os serviços, as técnicas e tenha senso crítico para saber se leva jeito pra isso. Daí, procure fazer organizações para amigas, mesmo que em forma de permuta, e depois procure um curso bem legal com alguma profissional, que pode até ser online.
Qual a maior dificuldade das pessoas na hora da organização?
O descarte, o desapego das coisas que já não usa mais e que muitas vezes não tem valor emocional envolvido. É um apego pelo consumo, mesmo.
Quais os maiores problemas na organização de uma casa?
A organização em si é simples para quem trabalha na área.O maior problema é quando a pessoa tem duas vezes mais coisas do que espaço disponível e não quer viver dentro da sua realidade de espaço. Existem técnicas que ajudam muito, muito mesmo no ganho de espaço e na organização geral, mas muitas vezes, sem o descarte necessário, a funcionalidade da organização pode ficar comprometida. Até porque organizar não é deixar o local bonito e sim funcional, para que as pessoas consigam mantê-lo sempre e valorizar o serviço, que não pode ser descartável. Ficar tudo bonito é uma consequência óbvia!
Conheça a Otimiza Design.
Gostei muito do post.Quero me inteirar pois acho que posso trabalhar nessa area.Obrigada.
Oi Vanda
Obrigada pela visita e boa sorte na nova carreira.
beijos
Boa tarde!!
Amei suas dicas!! Qual site online você daria como sugestão para fazer o curso?
Bom dia Ana, amei seu post!
Hoje acordei com vontade de mudar minha vida e esse ramo de organizadora sempre passou pela minha cabeça, estou entusiasmada procurando cursos.
Tenho 23 anos, sou de São Paulo e com medo do mercado de trabalho pois não conseguiria de inicio me “manter sozinha”. Há muitas empresas, grupos ou agências recrutando novatos para aperfeiçoar?
Qual sua dica?
Beijo
Oi Gabriela
Obrigada pelo seu comentário.
Infelizmente não tenho como te ajudar, pois não sou da área. Você precisaria entrar em contato com um profissional ou agência e procurar saber diretamente com eles.
Boa sorte e um abraço.
Ana Paula
Oi estou pesquisando sobre essa nova profissão e gostaria de saber quais serão meus concorrentes?
Oi Marcia
Seus concorrentes serão os outros profissionais no mercado! Tem muitos, inclusive vários programas de TV no GNT, por exemplo, que mostram o trabalho de organização em ambientes domésticos.
Beijos.
Bom dia ,eu fiz o curso mas sei com conseguir clientes ,fiz o curso na Companhia do Lar
foi bom profissionais capacitados explicaram tudo ,mas eu é não estou sabendo como começar por favor você teria uma dica para mim quero trabalhar como organizadora.
Oi Marlene
Tenta entrar em contato com a personal organizer que eu cito no post. Tem o contato dela no post. Beijos.
Bom dia!
Gostaria de saber se homens são bem vindos na profissão, ou é uma atividade exclusivamente feminina?
Oi Antonio
Homens são muito bem-vindos na profissão sim, inclusive já vi na TV homens trabalhando nesta área. Boa sorte. Beijos!
Bom Dia! Gostaria de saber se vc poderia me indicar um bom curso on-line para personal organizer. Ano passado fiz o da OZ, mas ainda tenho muitas dúvidas.
Agradeço a atenção.
Oi Carla
Obrigada pela visita.
Não sei te indicar um curso, mas você pode entrar em contato com a personal organizer que cito no post e falar com ela, pois ela é formada na área.
Beijos.
Oi, Carla!
Eu também sou personal organizer, fiz o curso na concorrente da OZ e também não conseguia clientes. Demorou um pouco até eu encontrar o curso que mudaria completamente a minha visão e faria meu negócio se desenvolver. Se ainda precisar de informações, pode me adicionar no facebook. Meu perfil é Evelise Bernardi. Beijos!
Oi Evelise
obrigada pela mensagem! Muito sucesso pra você
beijos
Também amei e aguardo pelos próximos posts sobre organização pessoal, cheios de dicas para nossas leitoras.
bisous