fbpx

Este é um daqueles livros que eu li assim do nada, sem nunca ter ouvido falar dele. Comprei pela capa, literalmente (quem nunca?). Vi que a autora é a mesma do sucesso “O diabo veste Prada” (aliás, amo esse filme!) – Lauren Weisberger – , e as capas são bem parecidas. Li o resumo da contra-capa e resolvi investir. Não é nenhuma história incrível ou superinteressante, mas valeu a leitura.

“Uma noite no Chateau Marmont” (Last night at Chateau Marmont) conta a história de um casal – um músico e uma nutricionista – que se vê no meio do turbilhão da fama de uma hora para outra. Apesar de o músico ter desejado reconhecimento e dinheiro a vida toda, eles não estavam preparados para a mudança brusca de vida que os aguardavam após a fama: paparazzi, muita fofoca, invasão de privacidade e o casamento descendo ladeira abaixo. Acostumado ao anonimato, basta uma aparição num programa de Talk Show para que o aspirante a superstar Julien Alter se torne uma estrela da noite para o dia.

Livros - Uma noite no Chateau Marmont e os inconvenientes da famaQuem não gosta de ler umas fofocas de famosos de vez em quando que atire a primeira pedra. Isto claro, até que seu casamento se torne manchete de tais fofocas. Brooke é a esposa firmeza que trabalha em dois empregos para apoiar financeiramente a carreira artística do marido Julien, e seu sonho de um dia chegar lá no showbiz. Finalmente, Julien consegue um contrato com a Sony Music, e basta uma aparição no Tonight Show, de Jay Leno, cantando “Hallelujah” para ele ser catapultado a fama instantaneamente, sem direito a refletir sobre os prós e contras da situação. O cara vai de “músico do barzinho da esquina” de Manhattan, a convidado especial do Grammy Awards em questão de semanas.

No começo tudo bem, tudo novo, tudo incrível: turnê com os Marroon 5, roupas de grife, uma noite no prestigiado hotel Chateau Marmont. Mas e a Brooke? Bem, ela fica cada vez mais sozinha e acuada em seu trabalho pela fama do marido. Difícil manter a normalidade da vida quando seu marido está nas páginas de revista beijando outra mulher e vocês sequer conseguem se encontrar para discutir a situação. E é neste momento que Brooke se questiona sobre a solidez de seu casamento e sobre a vida que quer para si.

O bacana do livro é que ele mostra um relacionamento real, entre pessoas reais, nada a ver com esses personagens bizarros que vemos todos os dias nos sites de fofoca da internet. São duas pessoas comprometidas uma com a outra, pés no chão e que sabem muito bem o que querem. Julien tem ainda a vantagem de ser um músico cheio de alma e sentimentos, para quem a fama é bacana e uma boa consequência do sucesso, mas não a razão última de seu trabalho. O grande lance do livro é discutir como Brooke, esposa de Julien, faz para preservar a si e a seu trabalho dentro de parâmetros saudáveis de normalidade dado o status de estrela de seu marido. Dá para ser normal sendo famoso? O livro “Uma noite no Chateau Marmont” oferece um olhar interessante sobre os revezes da fama. Ser famoso traz vantagens materiais e financeiras, mas também muda a pessoa e a vida das pessoas ao redor dela. É a fama repentina sob a perspectiva da mulher do famoso, aquele ser deixado de lado, coadjuvante da própria história que tenta se proteger na sombra projetada pela estrela.

Livros - Uma noite no Chateau Marmont e os inconvenientes da fama

Curti bastante o livro e o devorei em algumas viagens de ônibus e sonecas do Marcelinho. Acho que a história ficaria bacana num filme.

Uma noite no Chateau Marmont, Lauren Weisberger – editora Record
496 páginas. 

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.