Genteeee, hoje estou nostálgica. Saudades mil da vida na Suíça. Mas como no momento me encontro no Brasil mesmo aqui vai um post muito legal: aprenda a fazer um autêntico fondue de queijo suíço em casa. Isso mesmo! Eu fiz e deu super certo. E ficou delicioso. Não dá trabalho, é rápido e muito fácil de fazer.

Você vai precisar de:

1. Um kit para fondue caseiro 
2. Queijo suíço para fondue 
3. Álcool em gel para acender o rechaud
4. Um garrafa de vinho branco 
5. Pão cortado em cubos 

Despeje o conteúdo do pacote laminado dentro da panela para fondue. Leia as instruções do seu kit de fondue, porque a maioria das panelas fabricadas no Brasil não resiste ao fogo alto. Portanto, é melhor preparar o fondue no fogo baixo ou, preferencialmente, no próprio rechaud.Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

O queijo deve ser mexido até ficar cremoso.Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio Você pode acrescentar pimenta, noz moscada ou um pouco de vinho branco a gosto.Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

 Reserve o resto do vinho para acompanhar o fondue à mesa.

Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

Como fondue é algo para se comer a dois ou em grupo, não deguste essa delícia sozinha! Enquanto o queijo derrete, peça para seu love ir cortando o pão em cubos. Eu fiz com pão francês e nem me preocupei muito com o formato. Não usei facas e parti os pedaços com as mãos mesmo.

Agora é hora de arrumar a mesa bem bonita. Acenda velas, disponha pratos e taças de vinho. Acenda o rechaud e coloque a panela de fondue com o queijo em cima do rechaud aceso.

Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

Como vocês podem ver, foi um sucesso! Colocamos o pequeno pra dormir e lá fomos nós comer fondue à luz de velas. Amo!

Aprenda a fazer um autêntico fondue suíço em casa pra espantar o frio

O que usei nessa receita
Queijo suíço para fondue Emmi do tipo Emmentaler (importado pela Calimp – www.calimp.com.br). Serve duas pessoas e custa 48 reais a caixa. Pode ser encontrado em empório de vinhos e queijos.
O vinho que escolhemos foi um Riesling da Nova Zelândia. Gostamos bastante.
Aparelho para fondue Dinasty.

Curiosidades sobre “la fondue”
Sabiam que “fondue” em francês é feminino? Portanto nessa língua se diz “la fondue”, ou a fondue. Apesar de ser tido como um prato de luxo e ter todo esse glamour, a fondue é muito simples de fazer e de comer. O prato se popularizou na década de 1950 e, juntamente com a raclette, são as vedetes da culinária suíça.

“La fondue” não precisa ser só de queijo ou pão. Dá pra usar batatinha cortada ou cubos de carne no lugar do pão. E chocolate e frutas no lugar do queijo.

Bon appétit!

Please follow us: