Essa novidade é quentíssima! Imagine se fosse possível imprimir em casa sua própria maquiagem usando as cores que mais combinam com seu rosto, tom de pele e gosto pessoal? E isso sem ter de pagar horrores por uma simples sombra ou batom! Nossos sonhos acabam de se tornar realidade com a criação de Grace Choi, estudante de pós-graduação de Harvard e amante de makeup como a gente. Seu milagre? A Mink, uma impressora 3D que imprime maquiagem a partir de qualquer computador doméstico. A novidade foi apresentada em Nova York durante um evento chamado Tech Disrupt semana passada.
A impressora usa as mesmas fontes de cores que os produtos que a gente vê nas prateleiras da Sephora, das farmácias e supermercados. Funciona assim: você pode achar e gostar de qualquer cor online, aí é só procurar pelo número “hexadecimal” da cor e imprimir. A impressão será feita num substrato de pó, o que é mais ou menos a mesma coisa da maquiagem comum que a gente sempre comprou. A impressora funciona com os softwares de edição de imagem mais comuns nos computadores (Paint, Photoshop, etc)
Grace Choi afirma que tem como público alvo as garotas de 13 a 21 anos. Porque é nessa idade que a gente começa a usar makes, e segundo ela ter uma impressora 3D vai ajudar as meninas a ter experiências positivas com a maquiagem. E claro, aprender sobre cores e combinações, desenvolver estilos e ter mais liberdade. Muito legal, né?
E o melhor de tudo é que a impressora 3D Mink vai ter um preço acessível. Imagina-se que ela estará no mercado em 2015, e que o preço final ficará em menos de 200 dólares! Se a gente considerar os preços de algumas marcas de maquiagem, a impressora vai ser barata sim. Agora pensem comigo aqui, e se a idéia pega? Se todo mundo começar a produzir as próprias makes em casa seguindo seu gosto pessoal? Se cada um começar a lançar as próprias tendências ao invés de seguir as do mercado? Pode ser um divisor de águas na indústria, não acham?
E sabem o que eu mais gosto nisso tudo? Da liberdade de expressão que a impressora 3D de maquiagem vai proporcionar às garotas. Por que nem todo mundo se encaixa no que já vem moldado. E nesse caso as meninas poderão moldar suas maquiagens ao seu estilo pessoal. A própria Grance sabe como é isso. De origem asiática, tinha dificuldades para encontrar makes e cores que combinassem com seu rosto.
De acordo com sua criadora, é assim que a impressora 3D Mink vai ficar depois dos ajustes finais. O que não ficou claro foi se e como o hardware vai imprimir produtos diferentes como batom, sombra, blush, rímel e pó, entre outros.
Grace Choi, a nossa garota superpoderosa.