Esse post é para todas as mulheres mães ou não, que assim como eu ficam incucadas ao ler na mídia o quão “fácil” e “rápido” as famosas voltam a forma depois da gravidez. Indignada, eu diria, pois corpinho perfeito em duas semanas depois de nove meses de gravidez e parto soa como algo de outro mundo. As pessoas transformaram o pós-parto – período que deveria ser de sossego e tranquilidade pra mulher ir se adaptando às mudanças – numa correria desenfreada pelo corpo esbelto e sem marcas de gravidez. Hoje em dia, parece que as marcas da maternidade devem ser apagadas o mais rápido possível, o que me leva a questionar se a maternidade em si não virou mais um acessório para certas pessoas. Algumas mulheres parem um filho hoje e em poucas semanas, dentro de um bíquino mínusculo, posam segurando o bebê no colo, meio que dizendo para o resto do mundo: “Olha, tive filho, mas a gravidez, aquela infeliz, nem passou por aqui”.
Toda vez que eu vejo a manchete: “Fulana de tal exibe boa forma um mês após o parto”, eu me digo que tem alguma coisa estranha aí. Genética ajuda? Ajuda, e muito! Ter personal trainer, nutricionista, cozinheira, faxineira, massagista, dermatologista e babá à disposição também! Isso sem mencionar o acesso aos melhores cosméticos e tratamentos estéticos. O que eu questiono é como essa “boa forma” é vendida para as outras mulheres, como se fosse algo tão fácil e simples de se conquistar. Afinal queridinha, seu corpo levou nove meses para chegar ao ponto em que se encontra após o parto, é sua obrigação desfazer o processo todo em apenas um mês! Todo mundo vende a boa forma das famosas no pós-parto, ninguém menciona o séquito de profissionais com os quais elas contam, nem do que elas abdicam para chegarem lá.
O Mito

Caroline Berg Eriksen, mulher do jogador norueguês Lars-Kristian Eriksen chocou a web com sua “selfie” de tanquinho e barriga negativa apenas 4 dias depois do parto!
Na foto acima, Caroline Eriksen, de lingerie sexy parece não ter nem mesmo os sangramentos comuns do pós parto; e nada de barriga inchada, NADA. Vocês acham isso natural? É uma questão fisiológica: o bebê saiu, mas o útero continua grande e leva semanas para voltar ao tamanho de antes da gravidez, daí a barriga inchada da qual nem Kate Middleton escapou.
A realidade
(talvez não de todas, mas de uma grande parte)
Eu corri/caminhei até os sete meses de gestação, fazia alongamento e andava muito. E antes de engravidar, jogava squash, pesava 59 kg para 1m70 de altura. E depois do parto, perdi quase tudo o que engordei em apenas três semanas. No momento, estou 4,5 kg acima do meu peso. Ou seja: se o que elas têm é apenas boa forma e fruto de uma boa genética, mulheres que se exercitam, comem bem e engordam pouco durante a gravidez tem tudo pra voltar a forma rapidinho, certo? Só que não!
Agora, alguns fatos, baseados no meu parto e pós-parto, e no parto e pós-parto de amigas, conhecidas, colegas e irmãs.
– Quem faz cesariana não consegue malhar em poucas semanas. Eu fiz e só agora, quase quatro meses depois, é que estou retomando as atividades físicas. E isso por que eu tive uma ótima recuperação. Acontece que existe uma cirurgia de 10, 12 pontos que pode se abrir facilmente ao menor esforço. E no meu caso, que tive um bebê de 4,5 kg, ainda sofro com dores nos ossos da região pélvica por causa do peso que carreguei na gravidez. E quem se dedica mesmo à maternidade sabe que no primeiro mês a gente mal consegue tirar uns cochilos, quem dirá ir pra academia todo dia! Já quem delega o recém-nascido a babás é outra história…
– Vejo famosas que dizem amamentar, mas no carnaval pulam horas na folia, dão entrevista detalhando suas rotinas de malhação, e ainda trabalham pra caramba! Meu, na boa! Abobrinha pura, só pode. Quem amamenta um recém-nascido sabe que é uma doação. Você vive pra aquilo, pois eles mamam o dia todo, noite e dia. Mal dá pra sair de casa, porque eles mamam a cada uma, duas horas nas primeiras semanas de vida. E além do mais, muita atividade física faz o leite secar! Daí você ve a bela na revista, que diz que amamenta com certeza, mas passa horas malhando, come apenas 1.200 calorias por dia, com menos de um mês de parida vai a festas e pula carnaval cinco dias sem parar. Tem alguma coisa errada aí.
– A mulher pariu e uma semana depois posta foto no Instagram completamente sem barriga. Oi? Isso existe? Existe sim, gente, algumas mulheres são felizardas mesmo e a barriga some dias após o parto. Mas isso é raro. Raro entre nós, mortais, por que no mundo das celebridades toda mulher aparece sem barriga no Instagram dias depois do parto. Será mesmo que TODA celebridade nasceu com o gene da barriga negativa e a gente não? Tem alguma coisa errada aí.
Por que essa urgência em voltar à forma? Desde quando ser mãe virou crime? Não estou defendendo que a mulher tenha de ficar gorda e barriguda, nada disso. Eu mesma quero voltar a ter o meu corpitcho de sempre e tirar minhas selfies esbelta e estilosa. O que eu questiono é o fato de que hoje chega a ser um acinte ter um filho e ir passear com ele gordinha e barriguda, mesmo isso fazendo parte do processo de se tornar mãe. E essa ditatura atinge a todas nós. Depois do nascimento do meu filho ouvi tantos comentários do tipo “Tem outro bebê aí dentro”? e “Você tá grávida de novo”?. Tudo isso por que resolvi encarar as mudanças pelas quais meu corpo passou, ao invés de pirar na batatinha, deixar meu filho de lado e ir malhar feito louca pra poder dar satisfação à sociedade.
Curti e curto muito meu filho. Dou mama a hora e quando ele quer. Passo meus dias com ele, e enquanto isso meu corpo vai, lentamente, assumindo sua nova forma – ou sua absoluta ausência de forma! Quase quatro meses passados me sinto pronta pra malhar, suar a camisa e reconquistar um corpo bonito e saudável. Meu filho cresceu e engordou, está lindo e saudável. E o período mais delicado já passou para nós dois.
Portanto, não pire se você teve seu bebê e, semanas depois, continua usando as roupas de grávida. Não se sinta inferior se a barriga ficou murchinha, com estrias, e se a celulite fez morada do seu bumbum e pernas. Hey, it’s Ok! Não há nada de errado em exibir para o mundo as marcas da maternidade. Essas marcas são prova de que você gerou amor. Dê tempo ao tempo e vá atrás do seu corpo perfeito no momento em que você – e não os outros – achar adequado. A sua saúde e a do seu bebê são mais importantes do que uma selfie de top e calça colada no Instagram.
O símbolo celta da maternidade
Leia mais
A arte de se vestir no pós-parto
Fim de semana em família
clap clap clap! penso igualzinho
Está na hora de nós mulheres pararmos de sonhar com esse conto de fadas que só existe em revistas.
beijos.
Amei o post Ana! como disse lá no teu face… penso igual!
bjos!
Oi Tati.
Obrigada pela visita.
beijos
Concordo 100%. Ótimo texto, Ana.
Obrigada, Fe!