Não precisamos de datas para celebrar amor e amizade. Mas se tiver, melhor, porque assim ganhamos uns mimos, presentinhos e que tais.
Por Eloah Dias
Em 14 de fevereiro é comemorado nos países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos, Reino Unido, França, México e Canadá, o Valentine’s Day, para os cristãos protestantes. Dizem que a origem do dia dos namorados está ligada a história do bispo Valetim, que durante a idade média lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. Descoberto o padre foi preso e julgado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, a visão lhe foi devolvida. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte – 14 de fevereiro – também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
A escolha da data e seu objetivo são controversos, mas o que conta mesmo é que as lendas de Valentino expressam que o amor deve estar acima de tudo e é capaz de milagres.
No hemisfério norte, principalmente nos Estados Unidos onde a data só perde para o Natal em número de envio de cartões, o enfoque não fica por conta apenas do amor romântico entre casais, mas a ternura, afeto e o carinho, por isso é muito comum que presentes e cartões sejam trocados entre amigos íntimos e parentes próximos.
Bom para nós que temos duas datas para celebrar o amor.
Viva São Valentim.
Fonte.
The History of Valentine’s Day (em inglês). History.com, A&E Television Networks
History of Valentine’s Day (em inglês). Christianity Today International.