Por Eloah Dias

Como Wedding Planner, observo que a personalização do casamento, mais que uma tendência ou modismo, tem sido o desejo de muitos casais na hora da escolha de como será sua cerimônia. O casamento da Juliana e do Paolo teve a praia como cenário, por ser um casal ligado ao mar. Dessa forma, os principais elementos da natureza estavam presentes em todos os aspectos da cerimônia e festa, que foram realizadas no Rio de Janeiro na praia de Grumari.

O ritual sagrado do casamento celta, estilo de cerimônia escolhida pelo casal, é uma forma espiritualizada e muito especial de se conectar com Deus, já que por não ser uma religião, unifica o sagrado e ecumeniza as crenças. Foi nosso primeiro casamento celta e foi bem difícil segurar a emoção.

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Tudo tinha o jeito deles. Da chegada da noiva de bicicleta com seu pai, a escolha do vestido, bolo, os padrinhos que nessa celebração tem participação ativa, tudo transpirava amor, união e encontro… Segundo a psicanalista e ritualista Bia Leite, que vem de uma família de origem celta e é a criadora do ritual nos moldes em que a cerimônia foi realizada, “O Ritual de União é exclusivo, cada casal tem o desenho próprio de seu ritual. Sua história, seus sonhos e detalhes exclusivos irão elaborar o rito que é baseado em um estudo do casal. Esse estudo se transforma em um livro para os dois, e a partir daí teremos o tema desta união.”

A noiva, belíssima num vestido leve e fluído como pede um casamento na praia. O noivo, todo de branco esbanjava charme junto aos padrinhos de bege e branco. Já as madrinhas davam o tom da alegria e harmonia contagiante: todas bem coloridas. Nessa cerimônia nada é por acaso, tudo é envolvido por simbolismos e significados construídos através do Zodíaco, iChing e Fengshui. A partir desses elementos, cada detalhe foi  pensado e escolhido.

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Diante da mesa da cerimônia foi construído o caminho principal, que representa o caminho de vida do casal, local onde foi colocada a mandala (ponto de União), que anteriormente foi revelado com o Estudo. A mandala é o ponto onde os noivos se encontram antes de caminharem juntos para o altar, onde ao chegarem se purificam, tendo suas mãos lavadas pela ritualista com sal grosso e água purificada pelos cristais.

De frente para os convidados – peculiaridade da cerimônia criada pela ritualista – o casal pôde interagir com todos que ali estavam com suas boas intenções e amizade pelos noivos. Padrinhos e dagdas (amigos que transmitem uma mensagem especial que pode ser vinculada a exemplos de vida) tiveram uma participação emocionante levando seus votos aos noivos até o altar. Os primeiros, através de pequenos e representativos objetos tais como: o pote de sal e de mel que representam o Voto da Vida. O pote de sal é o tempero do cotidiano, o centro da família! O mel é o néctar da vida, doce tal como é o amor, mas que é desenvolvido através da paciência e dedicação!

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

O espírito santo representa o Voto da Paz, e é utilizado por ser um símbolo que também traz paz entre religiões. O Baú das mensagens que contem as declarações de Amor de um para o outro, é o Voto do Amor para o casal! Já os Dagdas levam seus votos através de palavras, pois eles representam bondade e sabedoria. A culminância se dá com a benção da família quando os pais e avós são reverenciados. Para finalizar, a troca das Alianças nos moldes antigos celtas com simbolismo dos elementos e suas representações dentro de uma cerimônia!

Para a festa o simbolismo também esteve presente. A flor de lótus símbolo do casal foi reproduzida num delicado porta guardanapo, assim como o texto descrevendo o significado deste símbolo foi colocado estrategicamente em alguns pontos do salão. O bolo escolhido foi um nakedcake,um bolo rústico que lembra os antigos bolos da vovó bem de acordo com a concepção do momento.

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Casamento é festa, alegria e celebração do amor, independente do estilo escolhido. E casamento celta não é diferente, tanto que a pista bombou e a festa terminou na praia com um grande lual entre os noivos e seus amigos.

Viva o amor!

Eloah Dias 
Cerimonialista e Wedding Planner 
Casamento e Outras Coisas.

Please follow us: