fbpx

Hoje, aqui no blog, vamos estrear um novo tema: CASAMENTO. Não vou falar de casamento pura e simplesmente, mas de beleza, maquiagem, moda e luxo ligados ao tema casamento. E pra começar, quero falar um pouco de um tipo de casamento que eu amo e que serviu de inspiração para o meu próprio casamento: o MINI WEDDING. Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu mini casamento com muito charme e bom gosto.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

09-07-2010 – Essa foi a data do meu mini wedding, que aconteceu em uma casa estilo colonial em São Paulo, e foi inteiramente planejado à distância, pois na época eu morava na Suíça. Por que eu escolhi um casamento pequeno? Por que casamento pra mim sempre foi sinônimo de algo para se dividir com amigos mais íntimos e conhecidos mais chegados da família e do casal. Sempre adorei a idéia de ter poucos convidados, uma decoração luxuosa e um clima mais intimista que me desse a chance de falar com todos, dançar e me divertir na minha própria festa. Afinal, os noivos investem bastante dinheiro para ter uma bela cerimônia e festa, e muitas vezes nem conseguem parar para curtir o momento por causa do grande número de convidados que precisam de atenção. No meu casamento convidei cerca de 80 pessoas já contando com as eventuais ausências que inevitavelmente aconteceriam. No fim das contas, quem realmente se importava foi à festa, e foi muito gostoso dividir a pista de dança só com rostos conhecidos e pessoas com as quais eu podia rir e cantar alto.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

Vantagens de um mini wedding Em um mini wedding gasta-se menos com buffet e bebidas, pois o número de convidados é reduzido. Nada de 300, 400 pessoas. Ao invés disso, poucos e selecionados amigos, algo abaixo de 80 pessoas. Com o dinheiro economizado no buffet e bebidas, dá pra investir mais na decoração e em alguns mimos como bar de coquetéis, além de elevar o nível de todos os serviços de uma maneira geral. Não pense que um mini wedding é sinônimo de casamento barato, com poucos gastos.

Como em toda festa, os noivos vão realizar o evento de acordo com o orçamento disponível, sendo ele um mini casamento o um casamento grande. O que quero dizer é que mini wedding é um ESTILO de casamento, não uma opção de casamento pra quem quer gastar pouco. Afinal, mini weddings costumam ser luxuosos e, justamente pelo número reduzido de convidados, itens como decoração, música e serviços extras exigem mais atenção. No meu mini wedding, por exemplo, como tive poucos convidados, pude gastar um pouco mais com a decoração e fotografia, duas coisas que eu considero pontos fortes em um casamento e as quais eu sabia que se dessem errado comprometeriam as memórias daquele dia para o resto da minha vida.

Conversei com a Eloah Dias, Cerimonialista e Wedding Planner na Casamento e Outras Coisas para esclarecer melhor o conceito de mini wedding. Leia mini entrevista com a profissional.

Principais diferenças entre um mini wedding e um casamento tradicional com 300 pessoas? Mini Wedding é um casamento com conceito europeu, para uma média de 50 convidados. A idéia é que somente pessoas queridas, aquelas que acompanharam de perto realmente a relação do casal, as que frequentam suas casas, estejam presentes. São celebrações tão diferentes, que não há parâmetro comparativo. A começar pelo próprio número de convidados e toda a estrutura que envolve a produção de uma festa. Na minha concepção, para ser considerado mini wedding deve ter no máximo 80 convidados. Alguém pode dizer: “Mas 100 convidados são “apenas” 20 pessoas a mais? É isso. Nos detalhes está toda a diferença.

Podemos pontuar como principais diferenças:
– São casamentos intimistas, dessa forma os noivos conseguem dar atenção conversar, compartilhar momentos reais com os convidados e se divertirem de uma forma mais descontraída.
– O projeto de decoração é sempre muito acolhedor pelo fato do local ser menor. – São casamentos muitos charmosos e cheios de estilo, pois com a redução da quantidade de convidados o foco é personalizar e ser criativo.
– Supostamente mais baratos. Tudo vai depender do que os noivos querem.
– Fotos, muitas fotos, podem ser feitas com todos os convidados, embora demande planejamento para não se perder em meio as poses.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

Qual o perfil dos noivos que buscam esse tipo de casamento? São noivos mais descolados, decididos, porque fazer uma lista de convidados restrita nunca é uma missão fácil. Mas principalmente são casais que decidiram fugir do tradicional conceito latino de festas para muitas pessoas, incluindo aquelas com as quais os noivos tem pouca ou nenhuma relação, como amigos dos pais, colegas de trabalho ou parentes distantes.

Você pode falar sobre o charme do mini wedding? Sou suspeita adoro mini wedding que é sinônimo de muito charme. A começar pelos locais, que geralmente são diferenciados complementando o estilo. Imagine um casamento numa galeria de arte, um bistrô, uma livraria, uma vinícola, sua casa, enfim, há inúmeras possibilidades, sendo normalmente realizada a cerimônia e a festa no mesmo local. O que confere ainda mais charme ao evento. Exatamente por ser menor, os detalhes são mais perceptíveis, por essa razão, costumam ser bastante caprichados.

A decoração, independente do estilo escolhido, costuma ser carregada da personalidade dos noivos. Tudo no Mini Wedding é pensado nos mínimos detalhes e tem aquele charme de envolver pessoas da família que são talentosas. Muitas vezes a noiva também é adepta do estilo DIY (faça você mesma), então convites são artesanais, as lembrancinhas são mimosas, o bolo sempre um capítulo a parte e os convidados conseguem perceber todos esses ‘toques” de carinho’ e cuidados. O vestido e o a roupa do noivo também são escolhidas dentro desse conceito. Não é raro vê-los casando de vestido e sapatilha, um vestido vintage, blazer e tênis.

Mas atenção, não pense que um Mini Wedding é menos formal que um modelo clássico de cerimônia de casamento.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

Quais as vantagens de um mini casamento se comprado ao casamento tradicional?
É um casamento. Deve ser tratado com a mesma seriedade e profissionalismo que um casamento tradicional. Será para os noivos um momento único independente do seu estilo e tamanho. É importante que noivos e familiares entendam que mesmo sendo em pétit-comté, não devem pecar em itens fundamentais. Contrate uma cerimonialista para organizar e cuidar para que tudo aconteça de forma adequada. Deixe que aquele seu amigo que adora tirar fotos, faça isso num outro momento, afinal você não vai querer correr riscos no dia do seu casamento.

Da mesma forma de que vale ter um fotógrafo profissional você vai deixar que sua decoração, cabelo e maquiagem sejam feitas assim, com uma ajudinha daquela tia carinhosa que acha entende do assunto? É claro que alguns têm na família pessoas capacitadas, se for esse o caso e houver comprometimento, tudo bem, mas não brinque com um momento que não volta. Esse é o grande ponto de interseção. Seja para 30 ou 500 convidados é o momento mais especial da vida de um casal e suas famílias, porém, cabe aos noivos darem o norte e tratarem seu casamento da forma que a ocasião merece.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

Muita gente acha que mini wedding é sinônimo de casamento barato (quando os noivos tem poucos recursos), o que é uma inverdade. O que tem a dizer sobre isso?
Este é um aspecto que sempre gera polêmica. O primeiro ponto a esclarecer é que casar não é fácil, requer muito envolvimento e demandas daí, a necessidade de buscar ajuda profissional. Caro ou barato depende do orçamento de cada casal, porém, é verdade que tudo é contratado pela quantidade de convidados então é uma questão matemática. Se você tem 30 convidados no todo o custo final sem dúvida será menor que o custo para 500 convidados. Mas é tudo uma questão de escolha e entendimento do conceito.

O mini wedding não é uma proposta para servir ao orçamento baixo. Para quem está com um orçamento muito apertado seja o tamanho que for o casamento irá pesar ou poderá inviabilizar a realização do casamento. Para quem quer reduzir os custos e fazer algo simples é evidente que com menos pessoas o impacto financeiro será menor sim.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

Porém um casamento mais íntimo pode ser muito luxuoso, cheio de detalhes, sofisticado o que irá elevar bastante esses custos. E cabendo no orçamento pode custar bem próximo a um grande casamento. Há casais que optam pelo meio termo. Com menos convidados podem escolher o champanhe mais caro ou o fotógrafo dos sonhos, um modelito Elie Saab para o vestido da noiva, entre outros mimos que não caberia num orçamento mais baixo, mas dentro de uma escolha consciente de acordo com suas possibilidades. O certo é que os mini weddings são uma tendência cada vez mais forte. Cheios de amor e de pessoas que amam e se importam com os noivos.

E você, pensando em casar? Qual o seu estilo de casamento, um mini wedding ou um festão arrasa quarteirão? Fique ligada no Passaporte do Luxo que vão rolar muitos posts bacanas sobre o tema casamento a partir de hoje.

Você sabe o que é um mini wedding? Veja dicas para realizar o seu

bisous PS: proibida a reprodução de qualquer foto desse artigo sem prévia autorização.

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.