fbpx

Aconteceu ontem, em São Paulo a III Oficina de Blogueiras Matrix, na qual aprendemos sobre forma: alisamento e relaxamento. Essa foi certamente a minha oficina favorita, já que falou de um tema tão especial que é a mudança da forma dos fios por meio de químicas como o relaxamento e o alisamento. E só para constar: eu era a ÚNICA blogueira de cabelo crespo no evento! Tirei muitas dúvidas e aprendi muita coisa interessante, que vou tentar repassar aqui para vocês. Pensando em relaxar ou alisar os cabelos? Continue lendo esse post que tem bastante informação útil!

III Oficina de Blogueiras Matrix: alisamento e relaxamento

Primeiro, vale dizer que no Brasil mais da metade da população feminina tem cabelos alisados (uau! essa nem eu sabia), e que justamente por isso a Matrix se dedicou a desenvolver uma linha de manutenção para os cabelos alisados e relaxados. O nome dessa linha é Opti.Liss.Care, e ela vem complementar a linha de alisantes e relaxantes da marca, a Opti.Liss. O alisante é à base de tioglicolato, que alisa o cabelo sem bloquear a entrada de agentes condicionates e reparadores, como acontece com o formol. Mas antes de nos prolongarmos sobre os produtos da Matrix, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre os processos para relaxar e alisar, além de aprendermos a diferença entre uma base química e outra.

Uso do formol – A L’Oréal NÃO usa formol em nenhum de seus produtos por considerar a substância perigosa. O formol foi introduzido no mercado há oito anos e é sempre bom lembrar que o tecido tocado pelo formol não volta a se restaurar, ou seja, não ocorre renovação celular. Eu mesma já conheci pessoas que tiveram sérios problemas de saúde com progressivas (chamadas de “Agressivas” pelo pessoal da Matrix) à base de formol. Minha irmã mais nova é uma delas. Após uma progressiva ficou com o nariz machucado e audição comprometida. O formol faz mal para a saúde. Fuja dele!

III Oficina de Blogueiras Matrix: alisamento e relaxamento

Serum da linha de tratamento

A seguir, conheça os efeitos nocivos de alguns agentes presentes nas fórmulas de alisantes e relaxantes.

Formol – Ele encapa o cabelo. Você sabia que o formol é usado no embalsamento de cadáveres e conservação de corpos mortos? Seu manuseio requer proteção nos olhos e uso de máscaras.
Glutaraldeído – Penetra na estrutura do cabelo e se calcifica dentro do fio. Nos cabelos loiros deixa resíduos e é o responsável pelo aspecto amarelado.
Ácido glioxílico – É extraído do açúcar e sua queima pode paralisar a glândula responsável pelas lágrimas quando em contato com os olhos.

Dicas para relaxar ou alisar o cabelo com segurança

Existem três tipos de químicas autorizadas pela Anvisa (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são elas: o Tioglicolato, a Guanidina e o Sódio. Mas, como saber qual a base química adequada para o seu tipo de cabelo? O educador da Academia Matrix, Aloísio Filho explica:

Tioglicolato – indicado para cabelos mais maleáveis, aqueles fios com cachos mais molinhos. Se usado em cabelos muito crespos, o tioglicolato quebra os fios, pois sua fórmula dilata a fibra capilar e o super crespo é muito sensível.
Guanidina – mais usada em cabelos de textura média a fina. Apresenta-se na forma regular e super, e é uma base química bastante popular entre cabelos crespos.
Sódio – Indicado para fios de médio a grosso. Existe o sódio super, para cabelos extremamente grossos.

Na hora de escolher qual o tipo de química, o profissional deverá avaliar a textura do cabelo da cliente.

Relaxima – Durante a oficina fui apresentada ao relaxamento Relaxima, da Matrix, cuja fórmula NÃO arde, não queima e não machuca o couro cabeludo. O relaxante é à base de guanidina, e tendo eu sido usuária de guanidina por muitos anos, estou bastante curiosa para testar esse produto. Até aqui, todos os relaxantes à base de guanidina que usei queimaram, arderam e machucaram meu couro cabeludo. Voltar do salão era sempre um tormento: couro cabeludo queimando, “minando” água e, dias depois, cabelo grudado na cabeça. O Relaxima promete acabar com tudo isso.

Outra coisa bacana é que a Matrix conta com a tecnologia 3D que relaxa mantendo a forma dos cachos. Quer dizer, meus fios parafusos são relaxados, mas não terão aquele aspecto de cabelo esticado e conservarão sua forma natural. Amei! Assim que meu bebê nascer vou experimentar esse tratamento. Já faz nove meses que não aplico absolutamente nada nos fios, e depois do parto vou cortar o resto de química das pontas e partir para uma mudança de look.

Você sabia que um relaxamento modifica em até 10x a forma dos fios? E que o alisamento modifica os fios 20x?

III Oficina de Blogueiras Matrix: alisamento e relaxamento

Produtos da linha Opti.Liss.Care sendo usados no meu cabelo. Há anos eu não via esse encaracoladinho nos fios!

Uma dica importante: muito do aspecto desbotado do cabelo relaxado não é causado necessariamente pela química, mas sim pelos resíduos do xampu que ficam nas pontas. É assim: na pressa, nem sempre enxaguamos o cabelo como se deve, aí esses resíduos descem para as pontas e são “selados” pelo condicionador. Resultado: os resíduos ficam “presos” nos fios e continuam oxidando mesmo após dias, causando o desbotamento das madeixas. Como resolver o problema? Enxágue bem os fios e, caso os cabelos percam um pouco da cor, vale usar um tonalizante compátivel, que deverá ser indicado por um bom colorista.

Confesso que após nove meses sem química me sinto liberta, mas como tenho muito volume vou querer fazer algo para diminuí-lo. Não voltarei a ser escrava de nenhum tratamento, apenas quero domar o volume, preservando o look afro. O Relaxima me pareceu uma ótima opção por conservar a forma dos fios e por não agredir o couro cabeludo. Além disso, vou procurar um profissional que entenda a diferença entre relaxar e alisar, coisa que muitos ainda não sabem. É bem provável que eu relaxe com o Aloísio, da Academia Matrix.

III Oficina de Blogueiras Matrix: alisamento e relaxamento

Finalizando o penteado. Como parece que ninguém esperava um crespo aparecer na oficina, não tinha secador com difusor. Deixei secar ao natural e ficou ótimo!

Sobre a linha de manutenção Opti.Liss.Care – Muito boa! Meu cabelo, que anda bem ressecado e no momento está híbrido (metade natural, metade com química) respondeu super bem, ficou macio e cacheou todo. Vou guardar o kit que ganhei para quando usar o Relaxima.

III Oficina de Blogueiras Matrix: dicas para alisar e relaxar com segurança. Por que a gente ama mudar e se reinventar!

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.