Oi girls, tudo bem? Desde que fui na III Oficina de Blogueiras Matrix, semana passada, fiquei querendo escrever um post sobre tintura de cabelos. É que durante o evento pude tirar muitas dúvidas sobre o assunto e acho legal compartilhar aqui com vocês. Continue lendo e veja dicas para tingir os cabelos com segurança, não importa qual seu tipo de cabelo.
Na ocasião, a Matrix lançou toda uma gama para coloração e manutenção da cor chamada Socolor.System. Você pode ler todos os detalhes aqui. E já que o assunto era coloração e tintura capilar, aproveitei para tirar dúvidas e anotar tudinho pra vocês.
A minha primeira dúvida era sobre coloração para cabelos crespos. Afinal, existe alguma tintura específica para esse tipo de cabelo? A resposta é não. Independente do seu tipo de cabelo, o mais importante aspecto é que o profissional colorista faça uma análise do seu perfil, levando em conta seu tipo de cabelo, o estado dos fios e outros aspectos como morfologia do rosto e aspectos físicos da cliente. Lembre-se que não é por que a Marina Ruy Barbosa é linda com aqueles fios vermelhos naturais, que uma cor parecida ficaria bem em você. Antes da decisão, pergunte-se: quais cores e tonalidades valorizam meu biotipo?
E cabelo relaxado, com química, pode ser pintado? Pode sim. Aqui, o processo de coloração mais recomendado é o uso do tonalizante, que funciona de uma maneira menos agressiva e vai ‘poupar’ de um desgaste maior um cabelo que já passa por um processo químico considerável. Enquanto que na tintura há uma maior oxidação (clareamento), a amônia incha o cabelo e abre os fios para a ação dos corantes, com os tonalizantes o processo é diferente. O tonalizante trabalha do lado de fora, e até por isso não cobre fios brancos.
Por que grávidas não podem pintar o cabelo? De acordo com Silene Olmo, colorista profissional da Matrix, a amônia não causa alergia, mas o corante presente nas tinturas sim. O grande problema é que enquanto o fígado do adulto absorve a amônia e se livra dela, o fígado do bebê é ainda muito pequeno e frágil para lidar com a substância. Portanto, gestantes devem evitar tingir os cabelos.
Quais cores são as mais difíceis de manter? A Silene falou que tons loiros e vermelhos requerem cuidado maior. É necessário retocar a raiz – e somente a raiz – uma vez por mês, e no comprimento aplicar um tonalizante na cor para manter o brilho. Já quem tinge de vermelho deve saber que a tinta vai desbotar sim com o tempo, e o ideal é seguir o mesmo processo: retocar a raiz e tonalizar o comprimento. Nas palavras da colorista da L’Oréal, tinta vermelha é mais difícil de manter. Em ambos os casos, recomenda-se o uso de uma linha de manutenção específica para cabelos tingidos.
Por que cabelo pintado de preto tem aspecto opaco e pesado? A resposta é que “quanto mais preto mais corante”, e essa maior quantidade de corante deixa os fios opacos, pesados e sem brilho. Lembram que nos anos 90 pintar o cabelo de preto era super na moda? E a maioria das pessoas tingia em casa, com resultados nem sempre tão interessantes por causa da quantidade de corante necessária para se chegar na cor final. Eu particularmente acho o preto uma tinta difícil e o resultado fica bom em bem poucas pessoas.
A dica mais importante que pude anotar nesse workshop é a seguinte:
Cada cabelo puxa para uma cor devido à miscigenação do nosso país. Já ouviu alguém falar algo do tipo “Meu cabelo puxa mais para o dourado”, outras “Meu cabelo tende para o vermelho”, e por aí vai. Isso é verdade, os cabelos tem mesmo uma tendência natural para essa ou aquela cor. E para a obtenção de um resultado satisfatório, é preciso respeitar esse aspecto multi-étnico dos cabelos brasileiros. Um colorista profissional sabe disso e vai fazer um trabalho de coloração levando em consideração também esse aspecto, daí a importância de consultar um profissional da área para obter um bom resultado estético sem prejuízo dos fios.
E então, vamos mudar a cor? Eu ainda tenho que esperar uns meses…
beijos
eu ja abrendie