Lembro do tempo em que eu ouvia essa palavra “pashmina” e não entendia direito do que se tratava. Achava que pashmina era sinônimo para lenço feito à mão por alguma mulher redonda em algum vilarejo perdido na Índia para ser usada pelas mulheres da casa. Santa ignorância!
A pashmina tem origem nas montanhas do Himalaya e a fibra é retirada do pescocinho das cabras, onde ela é mais macia. Ela também pode ser cultivada na Índia e países vizinhos. Um xale de pashmina pode levar meses para ser confeccionado, pois a fibra é extremamente delicada e demanda um trabalho manual minucioso. Alguns chegam a levar anos.
Para vocês terem uma idéia da preciosidade dessa fibra, o preço de algumas echarpes e xales vistos nesse post começa em mil dólares. Todas as fotos são de produtos da Weavers.
A pashmina é uma das fibras mais procuradas no mercado do luxo, e das mais caras também.
Independente do preço – acredito que existam peças em pashmina mais em conta que as da Weavers – o trabalho que eles fazem é muito bonito. São xales e echarpes com lindos bordados, e todos com 100% de fibra natural.
Realmente a pashmina é uma fibra muito especial e exclusiva. Se eu tivesse uma peça dessas guardaria com o maior cuidado, pois é algo para toda a vida.
Quando penso no trabalho dos povos que confeccionam essas peças penso que se tiver um guardarei para vida toda também. São lindos e especiais, um trabalho admirável!
Amei o post! muito bom!
Tem sorteio lá no blog em!! E é roupa!
beijos
http://www.patyamou.com
Oi Paty, obrigada!
Sorteio? Obaaaa, vou olhar e participar.
beijos
That's a beautiful article.
Thanks Ana! Our facebook page link is http://www.facebook.com/weavers9. Website is down for mentainence
Hi
Thank you. I am glad you liked it!
Please keep in touch!