fbpx
Por que uma Jane Birkin serve para ir à feira…

Outro dia no ônibus de Genebra, na Suíca para Gex, na França, uma senhora francesa de 68 anos me olhou e, elogiando meu cabelo, perguntou-me se era de verdade (normal, aqui eles sempre perguntam).

Nisso ela veio se sentar  ao meu lado e começamos um gostoso bate papo sobre diversidade cultural, que logo foi para o mercado profissional e chegou nos acessórios femininos.

Em um dado momento ela olhou em volta e, vendo que uma garota tinha acabado de subir no ônibus com uma Neverfull damier da Louis Vuitton nos ombros disse:

“Quase todo mundo tem essa bolsa agora, não é”?

– É sim, por que? A senhora não gosta?
– Gosto sim, adoro Louis Vuitton, mas ao me aposentar, me dei uma Hermès de presente.
– Olha só que chique, a senhora tem estilo, Hermès já é outro patamar. Qual o modelo?
– Me dei uma Jane Birkin, afinal, depois de uma vida de trabalho, acho que eu mereço ir à feira com a minha Birkin. É um presente que me ofereci.
– À feira? Por que à feira?
– Sou aposentada, minha vida é tranquila, gosto de ir ao mercado de rua. E essa é a única bolsa que uso no momento. 
– Tem todo o meu apoio. Usar uma Jane Birkin para ir à feira é esnobe mesmo na França, mas a senhora pode afinal, trabalhou duro para ter a sua e tem mais é que usá-la. 

Seguiram-se muitas gargalhadas.
Essa senhora, por coincidência, é praticamente minha vizinha e combinamos de ir à feira juntas um dia desses.

Adoro gente que glamouriza coisas simples sem frescura, isso sim é ser chique.

Essa senhora prova que ninguém precisa de flashes e tapete vermelho para viver com estilo e bom gosto. Ponto para ela!

A bolsa Jane Birkin, da francesa Hermès, é uma peça lendária, cheia de história por trás, o santo graal das bolsas, eu diria. A peça é inspirada na atriz e cantora francesa Jane Birkin, musa de Serge Gainsbourg. Não lembrou quem é? Olhe o vídeo abaixo do clássico de Birkin e Gainsbourg, “Je t’aime… moi non plus.”

Todos os modelos da linha são feitos à mão e sua confecção leva em média cinco semanas ou mais, dependendo do tipo de material pedido pelo cliente.

O preço da cobiçada bolsa começa entre três e quinhentos e quatro mil euros e não tem teto, já que a cliente pode adornar sua birkin com qualquer tipo de material nobre, de couro de phyton à diamantes e safiras. A fila de espera para por as mãos nesse ícone da Maison Hermès é de até dois anos, a não ser que você seja uma celebridade.

Birkin, queridinha das celebridades.

 

SOBRE o PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo e decoração, com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.