O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

Um dia você viu aquele roadtrip genial e lembrou de um desejo latente, mas esquecido pela rotina e obrigações da vida normal: pegar a estrada de carro. Quem nunca? A questão é: o que fazer com essa vontade? Vai deixar de lado e esquecer de novo ou organizar sua viagem, escolher uma playlist genial e fechar a porta pra só voltar… quem sabe quando?

O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

Pois bem, se você resolveu dar bola à sua imaginação e transformá-la em realidade, parabéns! Para comemorar sua decisão e ajudar com umas dicas práticas, criamos este artigo com o objetivo de que tudo dê certo e você volte contando histórias geniais e não o que acabou dando errado. Vamos lá?

Defina o roteiro

Uma das coisas mais legais de viajar de carro é a possibilidade de ir pra onde quiser, na hora que quiser. Ok, a liberdade é genial, mas também vale a pena definir alguns destinos, ou pelo menos ir em direção a algum. Daí, se no caminho você mudar de ideia, tudo bem.

car-on-map

Mesmo assim, escolher o destino serve para planejar a rota, e nelas, identificar os pontos de apoio e paradas para você abastecer, descansar um pouco ou tirar aquela selfie em um mirante fantástico. Aliás, dá pra dizer que o melhor do Brasil é encontrado justamente em pontos que não necessariamente estão nos mapas turísticos. De carro, você pode se dar ao luxo de ir descobrindo paraísos.

Veículo: próprio ou partir para o aluguel de carros?

Essa é a pergunta do milhão. Na verdade, tudo depende. Se você tem um carro em perfeitas condições, com toda a documentação em dia e disponível para uso livre (se não for compartilhado, por exemplo), nada como ir com seu carrinho e fazê-lo participar da história junto com você.

O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

Agora, se seu carro não está 100%, se não é ‘só seu’ ou se você quer começar a viagem a partir de um ponto longe de onde mora, a melhor opção é contar com as vantagens do aluguel de carros. O que não falta são locadoras que entregam o carro em uma cidade e recebem em outra, além das facilidades do GPS e estado do veículo. Como achar um bom veículo? Fácil, digite “aluguel de carros RJ” (ou a cidade que você precisa) e você vai ver que opções não faltam!

A melhor coisa é que você garante um veículo confiável e, mesmo que aconteça alguma coisa, o mesmo é trocado e o resgate lhe salva. Por outro lado, dá pra escolher o modelo mais adequado às suas necessidades. Imagina pegar um offroad? Ou um conversível para viajar, literalmente, com os cabelos ao vento? Luxo e riqueza ;).

O que falta para pegar a estrada?

Há quem diga que pra viajar de carro só é necessário ter duas coisas: um automóvel e um motorista. Pode até ser, mas vamos falar a verdade, até pra viagem correr sem problemas ou você ter que providenciar coisas o tempo todo, é melhor sair com tudo preparado. A gente até poderia fazer um checklist de objetos pessoais, mas cada pessoa é um mundo, vamos só citar algumas necessidades universais de um autêntico viajante de carro:

O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

Playlist – Música é tudo em uma viagem. O que você gosta de ouvir? Jogue todas as suas MP3 no celular ou em um pendrive, pense que nem todo lugar tem internet e ficar sem trilha sonora naquele momento não é uma opção.

Documentação – Pessoal e do veículo (se você não optar pelo aluguel de carros). Para se hospedar, é preciso apresentar documentos pessoais e tem lugar que pede alguma coisa que comprove que você é você na hora de passar o cartão de crédito, por exemplo. Cartão do plano de saúde e, se viajar com filhos, certidão de nascimento de todo mundo, caso seja requerido pela fiscalização em algum controle.

Objetos úteis – O melhor de viajar de carro é poder levar um monte de coisas! Então, pode jogar tudo que ache necessário no porta-malas. Comida é uma boa, pra você não ficar com fome no caminho, água é fundamental. Papel higiênico, secador de cabelos, pranchinha, protetor solar, vale tudo. Uma geladeirinha também não vai mal. E se você for do tipo que cozinha e acampa, um kit de acampamento pode ser a salvação.

O sonho da viagem de carro: dicas práticas para você planejar a sua

O que mais?-  Decidir e sair. Até mesmo a hospedagem você pode ir vendo no caminho, descobrir lugares legais e pedir indicações. O mais importante é ir! Por isso, não deixe suas vontades de lado, seu road trip pessoal está à sua espera, e pode ser feito com muito mais facilidade do que você pensa, mas só se virar realidade. Por isso, boa sorte com os preparativos e pé na estrada! Depois conta pra gente aqui do Passaporte do Luxo, como foi sua viagem!


Keywords: inspiração, miscelânea, Publieditorial, Viagens
COMPARTILHE