O que é empoderamento? Você se sente empoderada?

O que é empoderamento? Você se sente empoderada?O que é empoderamento? Você se sente empoderada?

Hoje eu quero falar de um assunto atual e necessário: o empoderamento feminino. Março ficou para trás, mas não existe essa de mês das mulheres, não. Temos batalhas para vencer todos os meses do ano. E não podemos permitir que apenas o mês de março sirva de referência para a luta feminina. Fala-se tanto em empoderamento, mas você sabe o que é isso? Você se sente empoderada? O que empoderamento significa pra você?

Para mim, empoderamento é, acima de tudo, o poder que temos sobre nossa vida e nossas escolhas. É viver-se. É aceitar-se. É o se fazer respeitar não por ser mulher, mas por ser gente. Empoderamento é não aceitar a condição de vítima que o machismo, a homofobia, o mercado de trabalho e até a moda impõem às mulheres. Empoderar-se é esclarecer-se. É buscar informação para fazer melhores escolhas e poder lutar pelos seus direitos. É assumir-se sem vergonha e sem pedir desculpas por ser quem é. Ser empoderada não é ser forte e corajosa o tempo todo. Ser empoderada é justamente se dar o direito de chorar, de pedir ajuda, de viver suas emoções sem se preocupar com rótulos.

Mulheres empoderadas empoderam mulheresO que é empoderamento? Você se sente empoderada?

Lembram da premiação “Mulheres do Ano” da revista Billboard, que aconteceu em dezembro passado? Madonna, Kesha e Shania Twain foram algumas das que discursaram sobre aceitação. E falando nisso, você já se aceitou hoje? Já se cumprimentou no espelho por ser quem é?

Mulheres são julgadas, rotuladas, classificadas em “pra casar” e “pra transar”, são ofendidas e desrespeitadas todos os dias. Como se blindar contra o sexismo e as críticas sobre as escolhas femininas? Na minha opinião, é cuidando de si mesma, se amando, se aceitando. Mas, como fazer isso? Como ter uma autoestima à prova de misoginia, críticas e discursos de ódio? Comece fazendo pequenas coisas por você: ouça sua música favorita todos os dias, faça algo que te deixe realmente feliz ao menos alguns dias na semana, aceite que cada pessoa é única e que não existe fórmula para ser aceita por todo mundo. Na verdade, aceite que nem todos vão te aceitar, mas você estará OK com isso, porque sabe que existem os que te aceitam e amam, e são esses que fazem a jornada ficar mais leve. Por fim, esteja pronta para apertar o botão do “foda-se” sempre que necessário. Faz um bem danado!

O que é empoderamento? Você se sente empoderada?Conheça sua história, tenha orgulho dela. Orgulhe-se do seu cabelo, da sua pele, do seu sexo, do seu sotaque, das suas origens. Não permita que nada disso seja usado como “arma” contra você. Quando abraçamos aquilo que aos olhos do preconceituoso é a razão de seu preconceito, menifestações de ódio e preconceito deixam de fazer sentido, pois o que as causam não é motivo de vergonha ou desamor para quem as tem. Lembre-se de uma coisa: o maior ato de rebeldia é ser feliz consigo mesmo. E esse é o maior dos empoderamentos. Não existe ódio capaz de derrubar quem está bem consigo mesmo.

Voltando lá no mês de dezembro, na premiação da Billboard, os discursos das homenageadas da noite trouxeram mensagens de empoderamento e de força contra o vitimismo. Em seu discurso de aceitação à Mulher do Ano, Madonna destacou que, embora as pessoas a chamem de controversa, na verdade, seu maior ato de rebeldia é estar viva e trabalhando por 34 anos numa indústria misógina. Depois de contar abusos que sofreu no início da carreira, como roubos freqüentes e um estupro com uma faca na garganta, a cantora lembrou que já a compararam ao demônio, bruxa e vagabunda por ser uma mulher que expressava sua sexualidade e opiniões. Ao reparar que seus colegas cantores, como Prince, faziam o mesmo, sem receber nenhum criticismo da sociedade, aprendeu que mulheres não têm a mesma liberdade que os homens.

E assim a diva de “Express Yourself” encontrou uma causa pela qual vale a pena lutar. “Mulheres têm sido oprimidas há tanto tempo que acreditam em tudo o que os homens têm a falar sobre elas. Não existem regras se você for um garoto. Elas existem, apenas se você for mulher”, disse Madonna.

Relembre o discurso EMPODERADO de Madonna na íntegra por escrito.

A ex-presidenta Dilma Rousseff, lembrou: “Uma mulher em posição de autoridade é chamada de difícil, seca e insensível. Enquanto um homem na mesma posição, é forte e charmoso. Nós mulheres não somos pessoas que desistem. Mulheres não se dobram à adversidade”, declarou Dilma, indicada como mulher do ano 2016 pela Billboard.

Da próxima vez que você se olhar no espelho, pense no significado da palavra empoderamento. Diga-o em voz alta. E lembre-se: mulheres empoderadas empoderam outras mulheres.

O que é empoderamento pra você? Deixe sua opinião aí nos comentários!

küsse


Keywords: Empoderamento, inspiração, loveyourself, mulheres, tendência
COMPARTILHE