fbpx

Sim, e viver melhor. As pessoas estão totalmente perdidas nesse mundo onde tempo é uma commodity das mais valiosas, e consumir se tornou um hábito, não apenas uma necessidade. Tudo isso dificulta na hora de priorizar o que é verdadeiramente essencial e importante, do resto. Não adianta achar que só as férias de verão precisam ser organizadas com antecedência. Nossa vida também precisa. E como!

Não dá para iniciar a segunda-feira da mesma forma que terminou a sexta à noite, diz a personal organizer Cintia Drica, da Otimiza Design. É preciso se planejar no domingo, deixar a bolsa pronta, ver a geladeira, o que precisa ser lavado, passado. Repassar quais serão os compromissos pessoais e como comparecer a eles, organizando também a agenda de trabalho.

organisation-de-la-maison-rangement-automneImagine o dia em si, da hora em que acorda até a hora em que vai para a cama. Como é seu dia? A que horas você acorda? Você consegue se arrumar e tomar café com tranquilidade? Chega pelo menos 15 minutos antes da hora que deve iniciar seu trabalho? Toma seus remédios, almoça direitinho, retorna e-mails e contatos sem ter que inventar grandes desculpas? Se não consegue fazer grande parte disso é porque está faltando organização no seu dia a dia e, consequentemente, mais qualidade de vida. Mais tempo livre e menos stress é a fórmula do sucesso hoje em dia. 

No meu trabalho eu tenho um caderno onde, todos os dias, antes de ir embora, eu anoto tudo o que preciso fazer no dia seguinte, prazos e entregas. Logo pela manhã inicio com a lista e vou riscando o que foi feito. Claro que nem sempre dá pra fazer tudo, aí eu jogo para o dia seguinte. É uma boa maneira de manter os compromissos em ordem e não perder prazos. Também estou aprendendo a usar programas como o Wanderlist e o Evernote. Outra coisa que funciona pra mim: usar o celular para registrar lembretes e enviar para mim mesma em forma de mensagens, que recebo uma hora ou até 15 minutos antes de algo importante. Ajuda muito, viu! 

agenda-stylo

Outra coisa boa de organizar os compromissos e a vida:  a mente fica liberada, mais livre. Gente, isso é muito verdade. Sou o tipo de pessoa que nem consigo escrever um post para o blog se a casa estiver um caos e se eu tiver coisas pendentes pra resolver. Aquilo fica martelando na cabeça. E com tudo organizadinho é diferente. Quando acho que esqueci algo, não fico quebrando a cabeça, eu consulto minha listinha na agenda. Aliás meu povo, tenham uma agenda, please! Meu marido me ensinou a importância da agenda. Demorei, mas aceitei. Eu gosto mesmo é do papel, mas não dispenso o computador e o celular para anotar coisas muito importantes. 

Casa arrumada!

As pessoas acham que a bagunça se acumula na casa por conta própria. Não se dão conta de que o maior inimigo é o acúmulo desenfreado de coisas. São dúzias de meias, de calças, gravatas, sapatos, bolsas, tapeware, panelas velhas, livros, roupas de cama sem o jogo, remédios vencidos, casacos não usados há décadas… Mais desapego e menos acúmulo. As pessoas têm dificuldade para descarta o que não usam. Armário não é museu! 

Para conseguir aliar uma boa qualidade de vida com tempo livre, precisamos também da organização da nossa casa! Nosso porto seguro deve estarsempre aconchegante e gerar o menor stress possível. Assim como uma casa precisa de manutenção constante, a organização também precisa. A seguir, a Cintia Drica, da Otimiza Design dá algumas dicas rápidas e simples para quem quer começar aos poucos a organizar a casa. 

Caixas

1º – Estabeleça um lugar para cada coisa. Exemplo: pilhas (só em uma gaveta). Separe e descarte sapatos e livros. Depois, vestidos, depois calças. Faça uma doação, vá ao local entregar e sinta-se bem ajudando a quem precisa. Se for algo especial, presenteie um amigo, tem o mesmo efeito.

2º – Identifique os locais e padronize os cabides, por exemplo. Assim, com tudo ficando arrumado e bonito ao mesmo tempo, você se anima mais!

file_main_image_11095_1_idees_rangement_maison_110951500X1000_cache_950x500

3º – Não esqueça da limpeza. Se você for organizar sozinha, vá com calma. Certamente vai ter que limpar o armário e as gavetas enquanto estiver fazendo o serviço, e isso leva um tempo.

4º – Na cozinha, jogue fora tudo o que estiver velho, lascado e quebrado. e vá anotando tudo o que precisa repor. 

Refrigerator-font-b-storage-b-font-font-b-basket-b-font-font-b-food-b-font

Quando a gente organiza, joga fora e doa as coisas a gente sabe exatamente do que precisa. Pode ser um novo par de botas ou mais plásticos na cozinha. Assim fazemos uma lista útil e vamos repondo e comprando aquilo que temos vontade e necessidade, sem culpa. Organizar não é um processo que só tem valor se a pessoa se desfizer de cinquenta bolsas, não é isso! É ter uma vida e consumo de acordo com as necessidade. É viver melhor, fazendo um ciclo saudável de organização, descartes e compras. 

O que é um personal organizer? Saiba AQUI.
Colaborou Contia Drica, personal organizer da Otimiza Design.

0

SOBRE PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo, entretenimento com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.