fbpx
Sabe aquelas gavetas com alças e meias transbordando? E o armário da pia que de tão entupido a porta nem fecha mais? E o que dizer então da bagunça de panos, baldes e produtos de limpeza na lavanderia? Se você não tem tempo, não gosta ou simplesmente não consegue lidar com o caos – seja em casa ou na empresa – pode contar com a santa ajuda profissional de um organizador de ambientes. Conheça o trabalho de uma Personal Organizer + dicas sobre o mercado de trabalho para aqueles que gostariam de trabalhar na área.
Organize-Your-House-For-Free-With-Yellow-WallsPedi a Cintia Covre, organizadora de ambientes da Otimiza Design, para responder algumas perguntas sobre a profissão pra gente entender melhor como funciona esse trabalho. E para dar dicas àquelas que sonham em se tornar personal organizer profissional. E aguardem que vamos explorar a organização de ambientes da casa em outros posts. Por hora, fiquem com a entrevista da nossa Personal Organizer.

Cintia, como você começou na profissão?
Eu trabalho com organização desde 2001, quando arrumava as gavetas de algumas amigas e uma delas me disse que eu poderia ganhar dinheiro com isso. Até então, não ganhava nada. Em 2006, me mudei para Salvador, em virtude da abertura da filial de uma empresa de transportIMG_5309es da família. Eu trabalhava como gerente administrativa, a organização ainda era um hobby. Nessa época, às vezes o trabalho era pago! Como eu não conhecia ninguém na cidade, resolvi voltar a estudar e fazer um MBA em Gestão Empresarial. No final, decidi fazer meu TCC sobre um ramo novo de serviços que estava surgindo no país, os serviços de Personal, e um deles era o de Personal Organizer. Assim nasceu a Otimiza, em 2009, fruto do meu TCC. Iniciou já grande, atuando em São Paulo e também em Salvador e hoje atua somente em São Paulo.

Qual o nome correto da atividade exercida pelo profissional organizador?
O termo geral é Personal Organizer, mas eu prefiro Organizadora de Ambientes.

Sempre gostou de organizar coisas? Como descobriu o talento para organizar
Eu comecei organizando os armários das amigas. Sim, sempre gostei e sempre me incomodei com a bagunça alheia, mas não como uma repulsa ou uma crítica. Eu olhava e já perguntava se não podia ajudar a arrumar tal local. Na infância, minha irmã mais velha descobriu essa minha vocação antes de mim e sempre deixou o armário para que eu arrumasse! rs

Qual a maior dificuldade deste mercado profissional?
A falta da percepção de valor antes do serviço ser realizado, e achar que a organização é um serviço supérfluo.

Quais cursos você recomenda para quem busca uma formação na área?
Sinceramente, os cursos mais conhecidos hoje eu desaprovo. Ao invés de focar em empresas que vendem produtos e cursos relacionados a organização, se quiser fazer cursos, procure primeiro as dicas de organizadoras e seus cursos próprios. A profissão de organizadora é parecida com a de cantor, bailarina e outras, nas quais a gente deve ter vocação. Cuidado com quem vende um pacote completo.

Onde estão e quem são os maiores clientes?
Os clientes estão em todos os lugares. Depende da segmentação que você fizer do seu negócio. Algumas organizadoras só dão consultoria. Outras, só organizam armários. A Otimiza, minha empresa, trabalha em todos os segmentos, mas é forte em parcerias B2B, onde atua como valor agregado para serviços de grandes empresas, garantindo uma diferenciação no mercado.

Você acha que a profissão carece de reconhecimento? Ainda é vista como luxo?
Hoje, as pessoas já param para pensar sobre o assunto, já melhorou um pouco. Eu desbravei o mercado. No MBA (quando formalizei a empresa, já que a Otimiza foi meu TCC) meu tutor me perguntou se eu estava mesmo pensando em arrumar as coisas dos outros como uma governanta de luxo e desperdiçar meu potencial. Mas, ainda hoje é vista como um serviço caro, para poucos. Sim, um luxo.

Como cobrar pelo serviço?
Desde a criação, estudei a concepção de preço para que o serviço fosse viável. Assim, dividi cada tipo de serviço, seu valor de hora e valor para o dia todo de serviço. Cada tipo de serviço tem um valor de hora, assim fica mais fácil calcular orçamentos justos para cada cliente.

Quais dicas você daria para quem quer se tornar um bom personal organizer?
Veja primeiro se você é capaz de organizar as coisas dos outros. Muitas pessoas são super organizadas, mas na sua casa, na sua área de conforto. Não é uma profissional de organização, é uma pessoa ordeira, digamos assim. Depois disso, entre na internet e veja tudo o que puder, reproduza os serviços, as técnicas e tenha senso crítico para saber se leva jeito pra isso. Daí, procure fazer organizações para amigas, mesmo que em forma de permuta, e depois procure um curso bem legal com alguma profissional, que pode até ser online.

Qual a maior dificuldade das pessoas na hora da organização?
O descarte, o desapego das coisas que já não usa mais e que muitas vezes não tem valor emocional envolvido. É um apego pelo consumo, mesmo.

Quais os maiores problemas na organização de uma casa?
A organização em si é simples para quem trabalha na área.O maior problema é quando a pessoa tem duas vezes mais coisas do que espaço disponível e não quer viver dentro da sua realidade de espaço. Existem técnicas que ajudam muito, muito mesmo no ganho de espaço e na organização geral, mas muitas vezes, sem o descarte necessário, a funcionalidade da organização pode ficar comprometida. Até porque organizar não é deixar o local bonito e sim funcional, para que as pessoas consigam mantê-lo sempre e valorizar o serviço, que não pode ser descartável. Ficar tudo bonito é uma consequência óbvia!

Conheça a Otimiza Design.

Gostaram meninas? O que acham do trabalho de um organizador de ambientes? Eu confesso que se pudesse teria um aqui em casa todo mês, apesar de eu me considerar uma pessoa organizada acredito que um profissional usa técnicas mais elaboradas e funcionais na hora de por ordem na casa!
0

SOBRE PL

O Passaporte voltou, sempre interagindo com seus seguidores, com dicas e informações do mundo da moda, beleza, turismo, entretenimento com um olhar de quem vive buscando o inusitado!

Desenvolvido por Digital Helper
Copyright © 2020 Passaporte do Luxo.Todos os direitos reservados.