Aprenda a se vestir como uma parisiense

Quem curte moda geralmente tem certa admiração pelas francesas. A elegância das mulheres de lá já virou livro e até filme. Eu morei no interior da França e conheço várias cidades francesas, além de já ter ido a Paris várias vezes. Então posso dizer que elas são sim elegantes. E é difícil reproduzir a elegância das francesas, porque é quase que algo nato: elas prendem o cabelo num coque de qualquer jeito, jogam uma bolsa tote do lado, põem uns óculos estilo gatinho no rosto e voilà! Ficam chiquérrimas sem parecer que fizeram o mínimo esforço – effortless chic. E na verdade é assim mesmo, elas são chique sem se esforçarem demais. Algo que eu aprendi nesses anos de Europa foi que quanto mais informação sobre moda a gente tem, mais fácil desenvolver um estilo próprio. Consequentemente, menos esforço é preciso na hora de se vestir. Quem sabe o básico de moda e estilo consegue montar um look bacana em 20 minutos, por que o olho fica treinado na hora de saber o que vai com o que. O mesmo se aplica a maquiagem, que quanto mais a gente aprende a usar, mais fácil e rápido fica fazer um make bonito, simples e rápido.

Aprenda a se vestir como uma parisiense

Pois bem, nas minhas observações, alguns itens aparecem como verdadeiros clássicos no guarda-roupa da garota francesa. E se você gosta da elegância simples e do chique absoluto das mulheres daquele país, vale a pena investir nas peças abaixo.

1. O vestidoLa robe col Claudine, ou o vestido gola Claudine. Um verdadeiro ícone do estilo parisiense, a peça é uma das marcas registradas do estilo francês. Outro modelo que se cristalizou no imaginário das pessoas mundo afora é o preto fluído um pouco abaixo dos joelhos meia manga ou manga longa, estilo Coco Chanel. E pra finalizar tem o vestido um pouco acima dos joelhos com a saia levemente rodada. Simplesmente amo todos.

2. O cardigã de tweed – Esse é outro ícone do guarda-roupa francês que faz a gente reconhecer uma francesa de longe. A Chanel foi pioneira nesse tipo de casaco e lança coleções com ternos e saias de tweed até hoje. Ainda bem que todo mundo copiou e hoje as melhores marcas de fast fashion – Zara, Bel Air – vendem a peça.

3. A saia chá – Chique sem esforço, é isso o que a saia chá proporciona. Leve, sofisticada e comportada, ela pede poucos – porém marcantes – acessórios como um belo par de óculos, uma bolsa de mão e um batom destacado. As francesas amam esse comprimento de saia.

4 – O chapéu redondo de feltro – Eu tenho um, e amo. Acho esse modelo de chapéu a cara de Paris. É muito romântico e estiloso, e vem lá dos anos 30. E sim, quase toda francesa tem um desses.

5. A camisa estilo masculina – Oui, as francesas são super femininas e tals, mas adoram uma camisa masculina pra fazer o look chique-rebelde-descolada.

6. O sapato vintage de tiras – Coloque um vestido de gola Claudine até os joelhos, esses sapatos e um chapéu de feltro e voilà: uma parisiense típica.

Aprenda a se vestir como uma parisiense

8. Os lábios vermelhos – Não por acaso a francesa Christian Dior tem nada menos que 1500 tons de batom vermelho. Precisa explicar porquê?

Aprenda a se vestir como uma parisiense

09. A bolsa estruturada “lady bag”– Outro acessório do estilo francês exportado para o mundo inteiro e popular, a bolsa estruturada nunca mais saiu do ombro das francesas. Estamos falando de um dos maiores legados da Chanel ao mundo da moda.

11. A calça de listras – larga ou sequinha  – Talvez por influência de Yves Saint-Laurent, que lançou o terno feminino de calças e popularizou o estilo masculino entre as mulheres, o fato é que a calça listrada caiu no gosto das francesas. Acho chique!

12. As sapatilhas ultrafemininas (girlie) – Aprendi a usar sapatilhas estilo bailarina na Europa. Em Genebra – altamente influenciada pela cultura francesa – todas as garotas usam. Dá pra fazer looks super girlie ou chique, depende do estilo da sapatilha. Adoro.

14. Os inconfundíveis óculos de gatinho – Símbolo do chic parisien, os óculos de gatinho permanecem um clássico atemporal. Nunca me arrisquei a usar um, mas minha vida fashion não terá valido a pena se eu um dia eu não der as caras por aí de óculos de gatinho. Me aguardem.

15. O clássico lenço no pescoço – Outro item ao qual eu me rendi, tenho vários e acho que um lenço no pescoço pode deixar até um simples jeans com ares mais chiques. Na França, faça chuva ou faça sol, dificilmente as mulheres saem sem um lenço ou echarpe no pescoço, mesmo no verão. A gente se acostuma tanto a usar que o dia que não põe a peça parece que falta algo. Fica estiloso e deixa o pescoço protegido do frio.

16. O delineador líquido – Além da boca vermelha e do óculos de gatinho pra arrematar o look, as francesas são adeptas do delineado líquido estilo cat eye, ou delineado gatinho. Realmente a maioria das mulheres que eu via nas ruas de Paris com o olho maquiado usavam um delineado forte, marcante. Coisa que só um delineador líquido pode oferecer.

E vocês, curtem o estilo parisiense de ser? O interessante é perceber que a maioria dos itens são atemporais, verdadeiros clássicos que nunca saem de moda e perpetuam o estilo parisiense no imaginário dos amantes da moda.


Keywords: estilo, França, história da moda, inspiração, moda, moda européia
COMPARTILHE